Saúde 

Profissionais da Saúde orientam sobre doenças sexualmente transmissíveis


A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou durante a semana ações de orientação sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis)/AIDS, visando à prevenção durante o Carnaval. Na manhã desta quarta-feira (22) agentes comunitários de saúde do Centro de Saúde “Dr. Jéber Juabre”, da Vila Linópolis, estiveram na Praça Coronel Luiz Alves (Central) distribuindo preservativos e materiais informativos, orientando os munícipes que transitavam pelo local.

No mesmo período os agentes comunitários de saúde da UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Carlos Peres”, do 31 de Março, realizaram ação semelhante nos comércios da área de abrangência do PSE (Programa Saúde da Família) da unidade, nos bairros Jardim Icaraí e Jardim Batagin. As ações buscam, além da prevenção, aumentar a procura pelos testes rápidos para detecção precoce das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), possibilitando a diminuição na transmissão e também o aumento da
adesão ao tratamento.

Na quinta-feira (23) as ações prosseguem sempre no período da manhã. Agentes realização as ações nos semáforos da Avenida de Cillo, próximos à UBS “Dr. José Togeiro de Andrade”, no Jardim São Francisco, na Rua Sebastião Furlan (em frente ao mercado Cruzeiro), próximo à UBS “Paulo Pereira Fonseca”, no Cruzeiro do Sul, e durante o Grupo de Caminhada da UBS “Dr. Felício Fernandes Nogueira”, do Mollon, que ocorre no Parque dos Jacarandás. Além disso, todas as UBSs realizam Salas de Espera Ativa, de acordo com a agenda de cada unidade. As ações são monitoradas pelo NES (Núcleo de Educação em Saúde) e AMDIC (Ambulatório Municipal de Doenças Infecto Contagiosas).

O serviço de testagem para as DSTs é realizado no Ambulatório Municipal de Doenças Infecto Contagiosas, localizado na Avenida Sábato Ronsini, nº 203, na Vila Linópolis. Os horários devem ser agendados por meio dos telefones: 3454-8466, 3455-2490 ou pelo DISK AIDS: 0800-770-9160.

Comentários

Leia também...