Profissionais da Saúde acompanham teleconferência do Sistema e-SUS

Profissionais da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste acompanharam nesta quarta-feira (23), por meio de teleconferência, no Centro Médico, o Seminário do Sistema e-SUS. A ação contou com a presença de gestores municipais de Saúde e coordenadores da Atenção Básica. O objetivo foi orientar e esclarecer dúvidas dos profissionais para implantação do Sistema no município. O novo secretário de Saúde, Dreison Iatarola, acompanhou a transmissão.

O Seminário foi realizado pelo CEFOR (Centro Formador de Recursos Humanos) e DRSs (Departamentos Regionais de Saúde). Na ocasião foi apresentado o Novo Sistema de Informação da Atenção Básica (SISAB) como ferramenta de Gestão e melhoria da qualidade, Estratégias de Implantação do e-SUS (CDS e PEC), Plano de Implantação do E-SUS no Estado de São Paulo, finalizando com discussão entre os Polos Regionais para esclarecimento de dúvidas.

“O e-SUS é uma moderna e poderosa ferramenta da atenção básica que está sendo implantada em todo o país. Esta novidade, em sinergia com o avançado sistema eletrônico que está sendo iniciado na Secretaria de Saúde do nosso município, tornará possível expandir a coleta de dados, agilizar todos os processos de trabalho e consequentemente melhorar enormemente o qualidade do SUS (Sistema Único de Saúde) em nossa cidade, que é o objetivo final de todas as nossas ações”, comentou Dreison.

Para a coordenadora de Projetos Estratégicos da Saúde, Nadir Proença, a ação foi importante para direcionar o município na implantação do Sistema. “A participação dos profissionais foi fundamental para ajudar a sanar algumas dúvidas em relação ao e-SUS. Esperamos em breve ter o sistema implantado, visando à qualificação da assistência e ampliando a qualidade da gestão de informação na Atenção Básica”, destacou.

Sistema

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta ampla de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada em busca de um SUS (Sistema Único de Saúde) eletrônico.

Foto: Marcel Carloni

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas