Santa Bárbara d´Oeste Variedades 

Profissionais da Educação recebem palestras de prevenção de acidentes

Mais de 1 mil funcionários da Secretaria de Educação de Santa Bárbara d’Oeste participaram do “Curso de Formação de Educadores em RRD (Redução de Risco de Desastres)”. Nesta terça-feira (13) foi a vez dos professores de 1º e 3º anos do Ensino Fundamental no Salão Nobre da Educação. A iniciativa pioneira da Prefeitura promoveu 14 reuniões desde abril deste ano, envolvendo educadores, dirigentes, profissionais, professores e estagiários, entre outros.

O objetivo é disseminar informações importantes para preservar a vida e garantir a segurança nas escolas, por meio de uma cultura de prevenção, com a percepção do que é risco, de como exercer a auto proteção para garantir a integridade e estabelecer medidas preventivas de segurança em âmbito escolar.

Foram oferecidas duas modalidades do curso, Prevenção e Protocolos e Ações de Resposta: Primeiros Socorros e Emergências. Dentre os temas abordados estão sistemas de emergência, gestão de risco, sistema de monitoramento e alerta, identificando riscos estruturais, primeiros socorros, proteção integral à criança, prevenção e cuidados com animais sinantrópicos, redução de riscos e desastres aplicados na educação, protocolo de intoxicação por agrotóxico, queimadas urbanas, uso de extintores e acidentes de cozinha, entre outros.

A formação é coordenada pela Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), em parceria com a Secretaria de Saúde e Corpo de Bombeiros. A atuação da Defesa Civil segue a Lei nº 12.608/12 com monitoramento, fiscalização em áreas de riscos, palestras e o projeto “Defesa Civil na Escola”, desenvolvendo uma consciência de prevenção.

Comentários

Leia também...