Profissionais apresentam projeto Saúde Ocular

Profissionais das Secretarias de Saúde e Educação de Santa Bárbara d’Oeste se reuniram nesta quarta-feira (19) para apresentação do projeto Saúde Ocular, que faz parte do PSE (Programa Saúde na Escola). O encontro ocorreu na Secretaria de Educação e contou com a participação de enfermeiras, assistentes sociais, agentes do PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde), dirigentes escolares, agentes de organização escolar, além das equipes envolvidas. Na ocasião foi realizada capacitação sobre Acuidade Visual pela oftalmologista Dra. Fernanda Cremasco.

A apresentação encerrou o ciclo iniciado após o lançamento do programa, em outubro, quando os projetos foram divididos por eixos pelas equipes das secretarias. “O Saúde Ocular finaliza as apresentações dos projetos, que tiveram como objetivo mostrar como estes deverão funcionar na prática pelas equipes responsáveis. Com isso também poderemos iniciar o Planejamento do Projeto Olhar Brasil”, explicou a coordenadora de Projetos Estratégicos da Saúde, Nadir Proença.

Nadir destacou a importância da atenção à saúde ocular dentro do Programa. “Um dos fatores que podemos destacar nesse projeto está relacionado à necessidade de se reduzir as taxas de evasão escolar decorrentes de dificuldades visuais. Um dos objetivos propostos é facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais, buscando garantir melhoria na qualidade de vida destas pessoas”, completou.

O programa Saúde na Escola foi lançado em 2013 no município. Seguindo cronograma, as equipes responsáveis por cada eixo a partir de agora irão se reunir com as equipes das Unidades de Saúde, Instituições de Ensino, Núcleos de Atendimento Social, Associações de Moradores, Conselhos Locais de Saúde, entre outros, dentro de cada território onde os projetos serão implantados. A expectativa é de que ao longo do ano os projetos possam ser gradativamente implantados.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas