Voluntários do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo atuaram em mutirões de limpeza, construção, jardinagem e sinalização na iniciativa. Espaço será inaugurado com evento gratuito aberto à população no próximo sábado, dia 27 de abril, a partir das 13h
Requalificar um espaço importante para os moradores, proporcionando uma agradável área de lazer, passeio e contemplação para maior qualidade de vida. Foi com esse objetivo que professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden colaboraram voluntariamente com o projeto de desenvolvimento da Praça do Campinho São Marcos, localizada em espaço público do Núcleo Residencial Jardim São Marcos, em Campinas.
“Esse projeto começou no ano passado, com a participação de organizações sociais e também ligadas à área de arquitetura e urbanismo, com a estruturação em cinco etapas: diagnóstico das necessidades, mobilização e engajamento comunitário, formação de grupo para cogestão do espaço, mão na massa, ou seja, transformação, e acompanhamento e monitoramento”, explica Beatriz Araujo da Rocha, coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do UniMetrocamp Wyden. “Nós participamos na quarta etapa, com o envolvimento de 11 alunos monitores orientados pelos arquitetos urbanistas Fernando Nakandakare e Pedro Langella, junto com sua equipe de trabalho”.
Beatriz explica que o grupo atuou em diversos mutirões. “Ajudamos com a limpeza dos canteiros, preparo de argamassa, execução de acabamento de topo de piso, enxerto de blocos e plantio de árvores, além da marcação e pintura de paginação de piso”, enumera. “Foi uma intervenção de caráter inclusivo e participativo, que trouxe uma experiência de exercício real da profissão para nossos estudantes”.
A coordenadora avalia que, além de proporcionar bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento humano, projetos como esse, empreendidos em áreas de vulnerabilidade social, trazem benefícios ainda mais amplos. “Trabalhando em parcerias, conseguimos ressignificar espaços públicos e coletivos por seu protagonismo comunitário, estimulando a cidadania, o fortalecimento de vínculos, a convivência, a participação e o pertencimento”, conclui.
Rica experiência de campo
Para os alunos do UniMetrocamp Wyden integrantes da iniciativa, a ação trouxe uma experiência que deve agregar conhecimento e sensibilidade em sua atuação profissional. “Participar deste projeto da praça está sendo demais! Cada ideia que a gente coloca em prática é como uma semente que a gente planta”, aponta Julia Duarte Ramos, aluna do 3º semestre. “E ver tudo crescendo e se transformando em um espaço que vai ser utilizado e aproveitado por todos, principalmente pelas crianças, é uma sensação incrível!”.
Para a estudante do 9º semestre, Daniele Santana de Jesus, é uma experiência única poder se conectar com o lado social da profissão. A colega de curso Anna Julia dos Santos Marloch, do 3º semestre, concorda. “Saber o bem que estamos proporcionando a todos e tudo que estamos aprendendo com isso é muito gratificante”.
A requalificação da Praça do Campinho São Marcos é um projeto desenvolvido pelo Estúdio Fundamento, escritório envolvido no Projeto #COMunidade pelo Programa de Fortalecimento de Vínculos da Fundação FEAC. O evento de inauguração do espaço, que acontece no dia 27 de abril, sábado, a partir das 13h, com entrada gratuita, tem também a realização do M.A.E. Maria Rosa. Os alunos monitores do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do UniMetrocamp Wyden serão voluntários nessa inauguração, auxiliando nas oficinas com crianças e orientações em geral ao público.
Sobre o Centro Universitário UniMetrocamp Wyden
O Centro Universitário UniMetrocamp Wyden é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio de um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 29 laboratórios para os cursos específicos, de última geração, 15 laboratórios de informática, 05 clínicas de saúde, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio e palestras com professores estrangeiros. Com 18 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, bem como atingir seus objetivos educacionais e de carreira.
Cursos e estrutura
O Centro Universitário UniMetrocamp Wyden possui 27 cursos de graduação e 38 cursos de Pós-Graduação nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Design, Direito, Engenharia, Gastronomia, Gestão e Negócios, Saúde, Tecnologia e Educação. Com mais de 14 mil m² de infraestrutura de padrão internacional, a faculdade possui 29 laboratórios de cursos específicos, com equipamentos de última geração, 15 laboratórios de informática, 05 clínicas de saúde, 77 salas de aula modernas e equipadas com ar-condicionado e 1 auditório com capacidade para cerca de 250 pessoas.




