Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Professores da Fundação Romi: mediadores, facilitadores e articuladores do conhecimento

Redação 16 de outubro de 2014 4 minutes read
  • CLIQUE E SAIBA MAIS

Muito além da teoria, corpo docente cria atividades que visam à interdisciplinaridade e ao conhecimento prático

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

 

Ao invés de apostilas, simulados e mapa de sala, o corpo docente das escolas da Fundação Romi lida, literalmente, com outros desafios diários.  Isso porque a metodologia pedagógica do Núcleo de Educação Integrada (NEI) e do Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (Cedin) foge do tradicional, não se atém, apenas, a conteúdos curriculares, mas, principalmente, ao desenvolvimento de atitudes e comportamentos solidários, cuja principal proposta é habilitar o aluno na busca de uma aprendizagem contínua.

 

Voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades, o método de ensino incentiva a autonomia dos alunos e o trabalho e equipe. Composto por 31 profissionais multidisciplinares, o corpo de professores do NEI e do CEDIN cria o próprio material utilizado pelos alunos, que são chamados de desafios. Não há o uso de apostilas, o desenvolvimento do aprendizado é personalizado e diferente a cada ano.

 

De acordo com a superintendente da Fundação Romi, Márcia Ameriot, essa prática motiva e desafia os docentes. “Cada professor cria seu desafio com material de apoio e pensa em conjunto com seus pares, nos desafios e na interdisciplinaridade do conteúdo a ser apreendido pelo aluno”.

 

Essa nova forma de ensinar conquistou a professora de educação física do NEI, Priscila de Carvalho. “Ao preparar as atividades, desenvolvo um método único, que motiva não só o aluno, mas também atua como estímulo para o próprio docente. Desta forma, os estudantes têm liberdade para investigar e buscar o conhecimento”, explica.

 

O ensino de educação física nas escolas da Fundação Romi, por exemplo, vai muito além da prática do futebol, basquete, vôlei ou handebal. “Posso ousar e trazer outros conhecimentos aos alunos. Em um dos desafios deste ano, trabalhamos a esgrima. Antes da prática, fabricamos o colete e a espada com materiais alternativos. Muito mais que o espírito competitivo, essa metodologia desperta a cooperação e a criatividade”, destaca Priscila.

 

Além do material pedagógico personalizado, a forma de ensinar também é diferente. Os alunos não ficam dispostos em fileiras, mas sim em grupos, e a aula não é, necessariamente, em uma sala fechada. O ambiente de aprendizado pode ser o pátio ou, até mesmo, a área verde da instituição.

 

Com o objetivo de possibilitar ao aluno o domínio de conteúdos matemáticos, os estudantes são estimulados a percorrerem todo o perímetro da Fundação Romi em busca da solução do desafio proposto, não apenas por meio de livros, cadernos e internet, mas, também, fazendo medições dos espaços e objetos com o uso de outras ferramentas, como réguas, transferidores e fitas-métricas.

 

De acordo com a professora de matemática do NEI, Rosana Rosolen, essa prática cria condições para que os alunos descubram o uso da ciência no cotidiano e na realidade social. “O não tradicionalismo no processo educativo desmistifica o medo da matemática, traz o conceito de construção coletiva de conhecimento e, ainda, estimula a turma a sustentar uma conversa animada sobre matemática entre os amigos no café da manhã e até mesmo no intervalo do almoço”, explica.

 

Matrículas 2015

 

A Fundação Romi está com matrículas abertas para os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II do Núcleo de Educação Integrada. Aos interessados, a instituição disponibiliza um programa de descontos. Para mais informações, é só entrar em contato com a secretaria da escola pelos telefones 3499-1553 e 3499-1556.

 

Fundação Romi

 

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A., instituições governamentais, não governamentais e a inicia privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos. Para mais informações, acesse o site: www.fundacaoromi.org.br

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Confira os jogos do Festival da Garotada e do Varzeanão
Next: Pumi
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cultura Câmara Municipal DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan santa barbara doeste SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde pública SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente