A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre políticas municipais de enfrentamento das mudanças climáticas e de melhoria da qualidade do ar.
No requerimento, a autora pede informações sobre variáveis de mitigação à emissão de gases do efeito estufa, poluentes do ar, e de redução do risco climático na revisão de políticas públicas e ações intersetoriais; o monitoramento de impactos por meio da definição de indicadores, da realização de análises de vulnerabilidade de médio e longo prazo e da elaboração de mapas de risco climático e de poluição do ar; e o incentivo ao transporte ativo, com ênfase na implantação de infraestrutura cicloviária e de circulação de pedestre.
“Segundo a Organização Mundial da Saúde, 60% das doenças respiratórias agudas e 50% das doenças respiratórias crônicas estão associadas à exposição a poluentes atmosféricos, impactando na saúde pública”, aponta Juliana.
Ainda no documento, Juliana questiona sobre a conservação de áreas protegidas e da arborização das vias públicas, com a ampliação da área permeável e de cobertura vegetal. O documento foi discutido e votado pelos vereadores em Plenário, na sessão ordinária de terça-feira, e será encaminhado à prefeitura para resposta.




VEJA TAMBÉM
Projeto de lei propõe exigência de antecedentes criminais e laudo toxicológico para servidores que atuam com crianças em Santa Bárbara d’Oeste
Vereador Juca quer Festa da Linguiça e Produtos Derivados da Cana-de-Açúcar no calendário municipal de eventos
Câmara barbarense vota subsídio ao transporte em sessão extraordinária