Giro de Notícias 

Procon traz dicas para o consumidor se atentar na hora de escolher uma academia

Ao escolher uma academia de ginástica, o consumidor deve estar atento aos seus direitos. Por isso, é importante pesquisar muito bem antes de se matricular em uma escola de esportes. Antes de fechar negócio, o futuro aluno deve verificar a disponibilidade de horário, ficar atento às condições de desistência do serviço e sempre exigir o contrato com a academia.

As escolas podem oferecer diferentes planos de serviços e formas de pagamentos, então é preciso que o consumidor faça uma pesquisa antes de fechar qualquer negócio e verificar qual plano é o mais adequado para o que está precisando.

Verificar disponibilidade de horários, quais são as formas de pagamentos, taxa de matrícula, exame médico e avaliação física também estão entre as orientações que o Procon de Americana dá ao consumidor no momento de procurar por uma academia.

É importante que o aluno não se esqueça de exigir um contrato onde todos os direitos e deveres o consumidor e da academia estejam descritos. Além disso, é fundamental verificar atentamente quais as condições para desistência: se há multa, como é devolvido o valor e etc.

Com todas as dicas, o consumidor deve evitar problemas com a academia, porém se houver necessidade de reclamação junto ao Procon, basta ir à prefeitura, que fica localizada na avenida Brasil, 85, com o contrato em mãos.

 

Outras dicas: 

– Faça uma avaliação médica antes de iniciar a prática de exercícios;

– Verifique se a academia dispõe de um departamento de avaliação física capaz de montar um programa de exercícios específico para atender às necessidades de cada aluno. Este serviço pode ser cobrado à parte;

– Observe a higiene do local e a ventilação de todos os espaços;

– Informe-se sobre a capacitação dos professores;

– Solicite uma aula teste;

Comentários

Leia também...