Procon de S. Bárbara realiza 16 mil atendimentos em 2013

O Procon de Santa Bárbara d’Oeste contabilizou 16 mil atendimentos em 2013. O levantamento revela que o maior número de reclamações está relacionado ao setor de serviços privados que chega a 36,65%. Em segundo lugar, com 27,36% aparecem as demandas relacionadas à área financeira. Já as demandas relacionadas a produtos são responsáveis por 23,9% dos atendimentos de 2013. Nesse período, foram instruídos 1.365 processos administrativos e 1.328 audiências conciliatórias realizadas. Além desses procedimentos, o Procon ainda realizou diversos encaminhamentos relativos aos mais variados produtos e prestações de serviços.

Entre as atividades do Procon no ano de 2013, a atendente técnica Érica Sant’Anna Torres destacou que foi implantado no ano passado um novo sistema de informações – Sindec, que permite a unificação dos dados do setor com o Estado e posteriormente, com todo o País, tornando assim de mais fácil o acesso aos consumidores que queiram consultar suas reclamações on-line. “O consumidor sabe se a empresa que pretende contratar ou adquirir algo, possui reclamação e qual é o perfil da mesma. Com a instalação do novo sistema, a Administração contribuiu também com a troca de todo nosso equipamento de informática, para que tal sistema fosse instalado”, disse.

 

Palestras

 

O Procon promoveu também ações educativas no ano passado. A coordenação do órgão realizou palestras para a Terceira Idade com o objetivo de alertar quanto aos golpes direcionados especificamente a esse público valorizando a pessoa idosa, visando garantia e a defesa de seus direitos. Os participantes foram informados sobre situações comuns do dia a dia que acontecem e causam lesão aos idosos devido vulnerabilidade, fragilidade (física e emocional), dependência familiar (financeira, moradia, afetiva) e ingenuidade. Durante a palestra os membros tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas. Como parte da programação de palestras, a Guarda Mirim recebeu a palestra sobre orientação financeira realizada por funcionários do Núcleo Regional de Campinas e do Procon local.

 

Assessoria de Imprensa

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