A Black Friday está chegando e é importante que o consumidor fique atento aos detalhes para que as compras não se transformem em uma experiência frustrante. Nessa época, é grande o número de ofertas e, dependendo das condições oferecidas, como taxas de juros e número de parcelas, o custo efetivo da operação pode ser maior do que o esperado.
A Black Friday é um evento com diversas promoções e descontos na última sexta-feira de novembro, mas existem lojas que aproveitam para realizar promoções ao longo do mês todo. Há casos, porém, de estabelecimentos que aumentam o preço de um produto nas semanas anteriores com a finalidade de conceder um falso desconto no dia da promoção.
Em caso de dúvidas, é sempre bom consultar o Procon. “Em Americana, o órgão de defesa do consumidor fica no prédio da Prefeitura, à Avenida Brasil, nº 85, e atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O contato também pode ser realizado por meio do telefone 151”, explica o diretor do Procon Americana, Estevão Luis Cardoso Pavan.
Confira algumas dicas:
– Pesquise os preços e observe os aumentos ocorridos pouco antes da data;
– Verifique as condições de pagamento e os juros inseridos;
– Se atente à variação dos preços entre uma empresa e outra;
– Cuidado com o valor do frete, pois pode ficar mais caro que o produto em si;
– Fique atento às opções de parcelamento;
– Cuidado com os links para compras que chegam por e-mail ou redes sociais;
– Na garantia estendida, verifique se a cobertura é total ou se para troca do produto é necessário pagar franquia;
– Nas compras pela internet, confira se a empresa fornece CNPJ, endereço físico e meios de contato;
– A promoção não anula os direitos do consumidor. A política de trocas de produtos com defeito permanece a mesma;
– Informações sobre preço e prazo de entrega devem estar em destaque;
– Salve ou imprima tudo o que for relacionado à compra, como pedido, prazo de entrega, comprovante de pagamento, contrato e anúncios publicitários do produto que o consumidor adquiriu;
– Nas compras on-line, tome cuidado na hora do pagamento, verificando se os dados do boleto bancário ou do Pix são os mesmos da empresa;
– Em caso de compra em plataformas estrangeiras, permaneça sempre dentro do site ou aplicativo e não negocie por telefone ou WhatsApp, pois somente assim é possível responsabilizar a empresa no caso de algum problema na compra.
Por Pedro Roberto da Silva (MTb 24.215)
Fotos: Marília Pierre
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