O Procon Americana implementou um sistema no site da Prefeitura, desenvolvido pela Fundação Procon, para registro de reclamações de consumidores relacionadas à Black Friday. Atraso nas entregas, falta dos descontos prometidos, dificuldades para fazer trocas posteriormente, entre outras queixas, podem ser registradas na área destinada ao órgão pelo endereço www.americana.sp.gov.br.
Do lado direito do site, basta clicar em “Reclamações”. Uma nova página será aberta, na qual o consumidor insere sua senha Gov.br e relata a demanda. O passo a passo também pode ser realizado presencialmente na sede do Procon local, localizado nas dependências do Paço Municipal (Avenida Brasil, nº 85).
“O foco principal da Black Friday é o comércio eletrônico e, entre os relatos verificados nos anos anteriores, os problemas mais comuns são aqueles em que o consumidor algum tempo depois tem a compra cancelada após já ter finalizado o pedido”, destaca o diretor do Procon Americana, Estevão Luis Cardoso Pavan.
Neste caso, a principal dica é imprimir ou salvar as telas com as ofertas e confirmações e guardar os anúncios, e-mails de confirmação, recibos e contratos das transações financeiras realizadas.
Entre outras recomendações, também é importante ter paciência e não comprar por impulso, definir um valor máximo a ser pago por um produto antes de efetuar a compra, sempre pesquisar preços em sites de comparação e, se possível, verificar em lojas virtuais e físicas.
Confira outras dicas:
– Se atente à variação dos preços entre uma empresa e outra;
– Cuidado com o valor do frete, pois pode ficar mais caro que o produto em si;
– Cuidado com os links para compras que chegam por e-mail ou redes sociais;
– Na garantia estendida, verificar se a cobertura é total ou se para troca do produto é necessário pagar franquia;
– Nas compras pela internet, confira se a empresa fornece CNPJ, endereço físico e meios de contato;
– A promoção não anula os direitos do consumidor. A política de trocas de produtos com defeito permanece a mesma;
– Informações sobre preço e prazo de entrega devem estar em destaque;
– Em caso de compra em plataformas estrangeiras, permanecer sempre dentro do site ou aplicativo e não negociar por telefone ou WhatsApp, pois somente assim é possível responsabilizar a empresa no caso de algum problema na compra.
Em caso de dúvidas, é sempre bom consultar o Procon. “Em Americana, o órgão de defesa do consumidor fica no prédio da Prefeitura, à Avenida Brasil, nº 85, e atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O contato também pode ser realizado por meio do telefone 151”, explica Pavan.
Texto: Pedro Roberto da Silva (MTb 24.215)
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