Após a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cidadania e Movimentos Sociais, lacrar duas agências do banco Bradesco na cidade, o secretário da pasta, Valdecir Duzzi, fiscalizou hoje os locais após o banco informar que a instituição concluiu a instalação das divisórias nas agências 0215 (Praça Comendador Müller) e 1099 (Avenida De Cillo), cumprindo a Lei Municipal 4.966/2010.
O secretário afirmou que mesmo cumprindo, hoje, a determinação, as duas agências foram multadas no valor de R$ 6.681.676,20 cada uma conforme artigo 57, § único do Código de Defesa do Consumidor. “Fiscalizamos as duas agências em caráter de urgência para efetiva liberação de acesso e funcionamento. Detectamos que as duas atenderam aos pedidos feitos ontem, que eram as instalações de divisórias nos caixas. As divisórias proporcionam maior segurança para os usuários, dificultando, assim, as ‘saidinhas’ nos bancos”.
As duas agências receberam o auto de infração número 10 e 11 de 2014 e devem pagar o valor no prazo de 15 dias, caso não haja recurso tramitando no Procon. Caso exista, o valor deve ser recolhido em cinco dias após o pronunciamento do Procon, caso seja indeferido. O banco pode apresentar defesa no prazo de 10 dias, a contar do primeiro dia útil subsequente ao recebimento do auto de infração.
Segundo o secretário, a fiscalização continua a ser realizada nos próximos dias. “Efetuamos uma ação mais incisiva hoje para que seja cumprida a legislação, mas continuaremos a fiscalizar todas as agências nos próximos dias, a fim de garantir a segurança e o respeito aos usuários”, finalizou.
Para indicação de locais para fiscalização ou denúncia, a Prefeitura indica que seja feita na Secretaria de Cidadania e Movimentos Sociais, através do telefone 3475-9015, ou no Procon, pelos contatos 3461.0465 e 151.
Fotos: Bruno Carrenho/Prefeitura de Americana
Unidade de Imprensa