24Horas Santa Bárbara d´Oeste 

Procon Americana orienta sobre a compra de ovos de páscoa

Para evitar gastos desnecessários e customizar o tempo de procura de bons preços e produtos, a Prefeitura de Americana divulga a pesquisa de ovos de Páscoa realizada pela Unidade de Defesa do Consumidor, o Procon, órgão vinculado à Secretaria de Cidadania e Movimentos Sociais.

 

A pesquisa foi realizada com 81 itens diferentes e aconteceu entre os dias 11 e 14/04. Os agentes fiscalizadores estiveram nos supermercados Pague Menos, localizado na Avenida De Cillo; São Vicente, situado na Rua Tamoio, no Santa Catarina; e Dia, na Rua Washington Luiz, no Centro da cidade.

 

O ovo de páscoa “Sonho de Valsa”, fabricante Lacta – versão com 236 gramas, foi o item que apresentou maior variação de preço. O produto foi encontrado em dois dos três estabelecimentos com diferença de preço de 93%. Em uma das lojas, o produto custa R$ 14,49 e em outra, R$ 7,49.

 

“O objetivo da pesquisa é levar para o consumidor a oportunidade de conhecer a variedade de preços. Durante a pesquisa, percebemos diferenças gritantes de um estabelecimento para o outro”, disse o subsecretário do Procon Americana, Fernando Feltrin.

 

O Procon orienta a população que os itens danificados, adulterados ou com embalagens rasgadas não devem ser adquiridos pelo consumidor. Na segunda-feira (21), período pós-Páscoa, os supermercados costumam fazer grandes promoções de ovos e colombas e, nessa situação, a maioria dos itens/embalagens apresenta algum tipo de defeito como, por exemplo, amassados. Nesta situação após a compra, o consumidor não poderá pedir substituição do produto danificado.

 

Orientações básicas para o consumidor

– A numeração apontada na embalagem do ovo não tem relação com a indicação do peso do produto e não é equivalente entre os fabricantes;

 

– Ao escolher o ovo, o consumidor deve observar e comparar peso, qualidade e preço;

 

– Embalagens dos ovos que contêm brinquedos devem informar: faixa etária ou idade a que se destina; identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço); importador (caso o brinquedo seja importado); instruções de uso e de montagem; eventuais riscos que possam apresentar à criança; selo de segurança Inmetro, que indica que o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas; selo de um órgão credenciado (IQB, Falcão Bauer). Produtos que não apresentam o selo de certificação do Inmetro não foram testados quanto aos riscos que podem oferecer à criança;

 

– Outras informações importantes que constam da embalagem são: prazo de validade, composição e peso líquido do produto;

 

– Para visualizar a pesquisa completa acesse o link http://www.americana.sp.gov.br/americanaV5/site_procon.php?a=pesquisas. Os resultados não podem ser utilizados para fins publicitários.

 

O Procon Americana está disponível para atender a população que deseja solucionar dúvidas sobre este ou outros assuntos. A unidade realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 151 ou 3461-0465.

 

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Leia também...