21 de junho de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Principais benefícios de andar sobre duas rodas na cidade

andar sobre duas rodas na cidade
Compartilhe essa notícia!

Andar de moto pode trazer uma experiência única e excelentes benefícios.

O número de pessoas que optam por andar sobre duas rodas tem crescido nas cidades. Nos últimos 20 anos, a quantidade de motos no Brasil cresceu mais de cinco vezes, saindo de 5,7 milhões de motos em 2003 para mais de 32 milhões em 2023. 

Além disso, uma em cada três cidades brasileiras tem mais carros do que motos, o que mostra que esse modo de transporte se popularizou bastante. Nas áreas urbanas mais congestionadas e com tráfego intenso, a moto é uma das melhores opções para locomoção.

Acima de tudo, a moto traz economia de tempo e agilidade, mas também tem grandes responsabilidades. Escolher os melhores capacetes de moto, por exemplo, pode tornar a sua experiência ainda mais agradável ao aliar segurança e velocidade.

Portanto, se você quer saber quais são os maiores benefícios de optar pela moto no seu deslocamento, vamos explorar cada um deles no texto de hoje. Saiba como aproveitar as vantagens desse ágil (e barato) meio de transporte.

Experiência única

O primeiro benefício de ter uma moto como meio de transporte é a emoção e o prazer de pilotar. É uma experiência única sentir o vento da estrada, a velocidade e a emoção de fazer curvas sinuosas através da sensação de movimento que une a moto e o corpo.

É essa emoção que diferencia a moto do carro, e é o motivo pelo qual existem grupos de motociclistas que espalham sua paixão pelas duas rodas. A moto proporciona uma sensação de prazer e liberdade única.

Tal sensação é vista até mesmo no dia a dia, pois a moto é um dos transportes mais fáceis de conduzir. Com uma moto, até a tarefa mais cotidiana pode se converter em uma grande experiência de liberdade individual e exploração dos limites de velocidade tanto pessoal quanto da motocicleta.

Agilidade no dia a dia

Se você necessita de um transporte para fazer suas atividades diárias, como ir ao trabalho, a moto oferece vários benefícios nessas atividades. O primeiro deles é o tamanho compacto em relação aos automóveis, o que permite que as motos possam deslizar entre os espaços mais fechados do trânsito.

Imagine que você está atrasado para o trabalho e encontra um grande congestionamento na rua. Em um carro, você tem que ficar parado e seguir o ritmo do fluxo geral. Já a moto permite que você consiga penetrar em espaços vazios no fluxo de carros, o que torna mais fácil avançar no trânsito.

Além disso, as motos têm mais flexibilidade para desviar de potenciais obstáculos na pista, como animais ou buracos. Por isso, elas podem evitar acidentes com mais frequência devido ao seu poder de desviar rapidamente de alguma coisa.

Economia

Ter uma moto também significa fazer uma grande economia em relação à posse de um carro. Essa economia consiste tanto no preço de aquisição da moto quanto na manutenção.

É sabido que os preços dos carros são bastante elevados no Brasil, o que torna muitos deles inacessíveis. Uma moto, no entanto, custa bem menos — alguns modelos podem ser comprados por menos de 10% do valor de um carro. Por isso, ter uma moto requer menos gastos com entrada e financiamento, o que traz economia para o seu bolso.

Entretanto, a grande economia que uma moto traz para o seu orçamento é com combustível e manutenção. Por ela ser menor e ter um motor mais eficiente do que um carro, sua autonomia pode ser de até três vezes a de um carro. 

Isso faz com que você possa andar mais com a mesma quantidade de combustível, economizando dinheiro com gasolina. Os custos de manutenção das motos também são menores por causa do preço mais acessível das peças desse veículo.

Revenda

Outra vantagem da moto aparece na hora de vender ou trocar o veículo, que é o maior preço de revenda. De acordo com vários estudos, um carro novo pode perder em média 10% do seu valor de revenda, mas esse valor segue aumentando a uma média de 10% a cada 12 meses.

Por isso, ter um carro resulta não apenas em custos maiores de manutenção, mas também num preço menor na revenda. Em contrapartida, a depreciação de uma moto não chega a 10% ao ano, o que aumenta o valor de revenda.

Em suma, ter uma moto oferece menores gastos com financiamento, combustível e manutenções, mas, acima de tudo, oferece uma experiência única de pilotagem e liberdade nas ruas e nas estradas.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!