AutoMotor Santa Bárbara d´Oeste 

Preservação ambiental de norte a sul do Brasil


Lubrificantes Fenix investe em veículos híbridos para a coleta de resíduos sólidos

O processo de rerrefino é um método seguro, ambientalmente, para reciclar o óleo usado ou contaminado, de modo a melhor gerir este resíduo. Através da logística reversa, a Lubrificantes Fenix coleta mais de 360 toneladas de resíduos sólidos por ano, ao redor do Brasil. Aliados neste processo, os veículos híbridos formam uma frota especializada e eficaz.

Antes de retornar às companhias de petróleo, responsáveis pela formulação e disponibilização dos produtos no mercado consumidor, a quantidade de óleo reciclado chega à casa dos milhões de litros. “Na planta industrial cerca de 40 milhões de litros de óleo reciclados através do rerrefino e transformados em novos lubrificantes”, explica o Engenheiro Ambiental da empresa, Alexandre Macedo.

Os veículos híbridos coletam simultaneamente o óleo lubrificante descartado e os resíduos industriais contaminados por este material, descartado em postos de serviços, indústrias, centros de troca, oficinas mecânicas e transportadoras. Todos os motoristas são treinados e credenciados na ANP e a frota conta com sistema de rastreamento por satélite e SOS Cotec.

Rogério Zolim, Gestor de Logística da empresa, destaca ainda a amplitude do trabalho “Com a vantagem de atuar em todo o território nacional, conseguimos recolher mais de 360 toneladas de lixo industrial por ano”, destaca. Outra vantagem é a potencialização de esforços no aporte ao meio ambiente, “Além da coleta dos resíduos, os caminhões da Ecofenix melhoram a fluidez do tráfego nas cidades e também diminuem a emissão de gás carbônico para a atmosfera, pois no lugar de dois veículos rodando e emitindo poluentes, há apenas um”, finaliza.

Com 9 mil pontos de coleta espalhados pelo país, a empresa é credenciada pela ANP, para realizar o serviço “Mensalmente realizamos a coleta na Região Metropolitana de Campinas de aproximadamente 300 mil de litros de OLUC. Cada um dos 80 caminhões de coleta que possuímos tem capacidade para 30 mil litros/mês o restante é coletado por empresas terceiras, parceiras da LubFenix”, afirma Rodrigo Domene, engenheiro químico e diretor geral da LubFenix. O material é coletado em pontos autorizados, centros de troca de óleo, oficinas mecânicas, transportadoras, indústrias, entre outras.

Você pode contribuir com o trabalho da LubFenix e garantir a destinação correta do OLUC. Verifique os postos de coleta de OLUC da sua cidade ou solicite-a LubFenix através do telefone 0800 770 2046. Faça a sua parte por um mundo melhor!

 

 

Assessoria de imprensa

Comentários

Leia também...