28 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prêmio Destaques Culturais do Ano é entregue pela Câmara em sessão solene

Compartilhe essa notícia!

A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (30) sessão solene para a entrega do prêmio Destaques Culturais do Ano aos artistas que se destacaram no exercício de suas atividades culturais no município.

 

Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (sem partido), a vereadora Professora Juliana (PT), a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Renata Ferreira Borges, e o diretor de cultura da secretaria municipal de Cultura e Turismo, Valterci Martins de Moura (Hulkinho), além de convidados, amigos e familiares dos homenageados.

 

O prêmio foi entregue aos artistas que se destacaram no exercício de suas atividades em Americana no ano de 2022, divididos em oito categorias: artes plásticas; fotografia, cinema, vídeo e mídias eletrônicas; dança; cultura popular brasileira, afro-brasileira e artesanato; literatura; música; teatro; e patrimônio histórico. As indicações dos homenageados foram feitas pelas câmaras setoriais do Conselho Municipal de Cultura (Comcult) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Americana (Condepham). A solenidade contou ainda com uma apresentação do musicista, ator e cantor João Torezan.

 

Durante o uso da palavra, Brochi exaltou o trabalho realizado pelos artistas na cidade. “Essa é uma noite especial e esse projeto existe com o objetivo de reconhecer o trabalho de todos. Americana é rica em cultura e cenário de grandes talentos, e agora com a Lei Paulo Gustavo irá ajudar a avançar um pouco a mais esses trabalhos em nossa cidade”, comentou.

 

“Essa sessão solene vem valorizar a produção e o cenário cultural em nossa cidade. Precisamos discutir cultura como políticas públicas porque ela precisa ser muito mais que entretenimento, ela tem que ser instigar e ser provocadora e cumprir o seu papel político, que é fazer com que sua linguagem e expressão possam fazer com que as pessoas se sensibilizem para causas que nos afetam para além da nossa dimensão individual”, observou a Professora Juliana.

 

A presidente do Conselho Municipal de Cultura agradeceu a oportunidade e o apoio à cultura. “Estou há três anos dentro do Conselho Municipal de Cultura e há dois anos como presidente. Estamos com uma equipe muito bacana que tem feito um excelente trabalho com os artistas na cultura. A lei Paulo Gustavo veio em boa hora para dar apoio financeiro e visibilidade que estávamos precisando nesses pós-pandemia. Esse prêmio é uma oportunidade de reconhecer e fortalecer nossa diversidade cultural. Muito obrigada a todos pelo apoio”, disse Renata Borges.

 

“Como é bom receber um carinho, como é bom gostarem do que a gente faz e tudo isso é matéria prima para se criar. Agradeço a todos que direta e indiretamente estavam presentes trazendo sorrisos largos e alegria, trazendo a emoção dos palcos para a minha rotina”, disse o representando da secretaria de Cultura, Valterci Hulkinho.

 

O vencedor da categoria Teatro, Fafá Gianfratti, usou a palavra em nome de todos os homenageados. “Sempre acreditei na arte como algo coletivo. Mesmo quando o artista se apresenta sozinho, ele não aconteceria se não existisse toda uma coletividade nos bastidores. É muito bom ver jovens artistas e ver a arte se multiplicar, porque ser artista é fascinante, brincar de faz de contas faz com que cada artista se encante por esse poder de conscientização e sedução, pela capacidade de entregar, pela magia de ser quase tudo aquilo que se deseja”, discursou.

 

Os homenageados com o Prêmio Destaques Culturais do Ano:

 

ARTES PLÁSTICAS – THIAGO BURIOLI

Escultor figurativo com temática voltada para o fantástico, sua poética vem da integração da natureza com os sentimentos humanos. lniciou os estudos com desenho artístico em 2007 e participou de exposições coletivas em diversas cidades do estado de São Paulo. Em 2022, teve um ano de produções pessoais, incubação de ideias e projetos coletivos, no quais se destaca a participação na exposição “de 22 a 22” que discutia a semana de arte moderna e seu impacto na arte contemporânea.

 

ARTE POPULAR BRASILEIRA – MARACATU ESTAÇÃO QUILOMBO

Nascido da oficina de Maracatu do músico e professor Heber Pequeno em 2013, o grupo foi fundado em fevereiro de 2014 com o objetivo de divulgar na cidade e na região a cultura popular de raízes africanas através do ritmo, cânticos e danças do maracatu de baque virado, exclusivamente da Nação do Maracatu Porto Rico e nação Encanto do Pina. De participação ativa na cultura da comunidade, o Maracatu Estação Quilombo tem se destacado pela inclusão e por seu compromisso em educar, inspirar e conectar públicos diversos com a rica herança cultural do maracatu.

 

DANÇA – ANSELMO LIMA

Street Dancer Profissional, é CEO do Studio Authentic Arts. Diretor e fundador do Americana Dance Festival, encontro nacional de dança que tem como objetivo promover a imersão no mundo da dança. Conquistou vários prêmios em festivais nacionais e internacionais de dança e atuou em projetos culturais em diversas cidades. Atualmente desenvolve trabalhos como professor, dançarino e coreógrafo na região de Campinas, ministrando aulas e Workshops a nove anos em academias e projetos.

 

FOTOGRAFIA, CINEMA, VÍDEO E MÍDIAS ELETRÔNICAS – NEI DINASTIA (PROJETO NEUTRO)

Conheceu a cultura hip-hop na adolescência, atuando como rapper, professor de dança e atuando em diversos projetos sociais. Atualmente é fotógrafo, videomaker e produtor audiovisual, sendo criador do Projeto Neutro, que reúne artistas independentes da cidade para mostrarem seu talento. O Projeto viabiliza acesso a estúdio Profissional de Música e Produção de um Vídeo Clipe Profissional aos artistas, possibilitando a divulgação de seu trabalho.

 

LITERATURA – LUIZ SOLRAK LIMA

Nascido em Pernambuco, é formado em Letras. Atualmente é escritor e professor de Língua portuguesa e Literatura em Americana, cidade em que reside há mais de 10 anos. Autor do livro Terra Alheia, que reúne poemas forjados no amor nostálgico por sua terra, nas saudades vividas e, muitas vezes, arraigados de críticas sociais.

 

MÚSICA – SANDRO LIVAHCK (PROJETO CANTA CURUMIM)

Músico, compositor, intérprete e multi-instrumentalista, o artista fundou em 2016 seu projeto de grupo musical infantil Canta Curumim, que tem como objetivo resgatar cantigas de roda e canções do cancioneiro popular e divulgar músicas autorais e brincadeiras musicais. O projeto acumula mais de 400 escolas atendidas com os espetáculos artísticos e musicais, tendo se apresentado a mais 100 mil espectadores, incentivando as crianças a brincar, se expressar e interagir de forma lúdica.

 

PATRIMÔNIO HISTÓRICO – MORGANA BELLAN

Como diretora da Bella Indústria Têxtil, tinturaria da família, fundou em 2014 a Associação dos Permissionários de Carioba, que atua na manutenção e organização das indústrias localizadas em Carioba. Através da Associação, ingressou no CONDEPHAM (Conselho de Desenvolvimento do Patrimônio Histórico de Americana) em 2019 e atuou na restauração do salão da empresa, mostrando que é possível produzir, empregar trabalhadores e respeitar o meio ambiente e a história.

 

TEATRO – FAFÁ GIANFRATTI

Começou sua carreira artística em 2009. Integrante fundador e atuante nos grupos Manada, Coletivo Tanto Faz e Cia Aurora de Teatro. Em 2022, apresentou-se com os espetáculos e ações: “Ato Único – A Caminhada dos Elefantes”, “Memórias” (contemplado pela Lei Aldir Blanc) e “Cartas para Josephine”. Desenvolve ainda trabalho como arte-educador, realizando projetos dentro de escolas e obras sociais, como a Casa de Dom Bosco.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!