dom. jan 26th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Prêmio Destaques Culturais do Ano é entregue pela Câmara de Americana em sessão solene

A Câmara Municipal de Americana realizou na terça-feira (27) sessão solene para entrega do prêmio Destaques Culturais do Ano aos artistas que se destacaram no exercício de suas atividades culturais no município. Participaram da solenidade o presidente do Legislativo, vereador Dr. Alfredo Ondas (PMDB), o vereador Rafael Macris (PSDB), o subsecretário de Cultura de Americana, Valterci Martins de Moura, e o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Denis Carvalho, além de convidados, amigos e familiares dos homenageados.

O prêmio foi entregue aos artistas que se destacaram no exercício de suas atividades em Americana no ano de 2016, divididos em sete categorias: artes plásticas; cinema, vídeo e fotografia; dança; folclore, artesanato, blocos carnavalescos e escolas de samba; literatura; música; e patrimônio histórico. Também foram homenageados apoiadores da cultura americanense e um indicado para o Prêmio Carroll Meneghel, de Apoio Social, Ambiental, Esportivo e Cultural. As indicações dos nomes foram feitas pelas câmaras setoriais do Conselho Municipal de Cultura (COMCULT).

Os indicados deste ano foram: Leonardo Smania (Artes Plásticas); Matheus de Souza (Cinema, Vídeo e Fotografia); Juarez Godoy (Música); Noemia do Nascimento (Literatura); Studio RCA Dance (Dança); Rosy Jesus Vaz (Patrimônio Histórico); Contra-Mestre Ronaldo Freitas (Folclore, Artesanato, Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba); Batucada (Apoiador da Cultura Americanense); e Desapaixonados (Prêmio Carrol Meneghel).

Durante o uso da palavra, o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Dr. Alfredo Ondas, destacou o trabalho de qualidade exercido pelos artistas americanenses. “Esta é uma justíssima homenagem a todos vocês que estão aqui. Quando nos deparamos com a qualidade, a variedade e a grandeza da cultura que se pratica em Americana, ficamos muito felizes e orgulhosos. É uma satisfação ter todos vocês aqui para trazer um pouco do reconhecimento da cidade de Americana não só aos homenageados, mas também a todos os nossos artistas”, disse.

O vereador Rafael Macris enalteceu a importância do acesso à cultura e das manifestações culturais para a sociedade. “O acesso à cultura deixa as pessoas mais felizes, mais saudáveis e até diminui o índice de criminalidade nas cidades, além de aumentar a qualidade de vida. A cultura desempenha um papel fundamental na transformação das pessoas, e é através disso que transformaremos o nosso país. Parabéns a todos os homenageados”, discursou.

 

A solenidade contou ainda com apresentações musicais do Batucada e dos músicos Jeffo Trombi e Cido Moreno, de intervenções poéticas de Tainá Batalha e Letícia Quirino, e apresentações da Associação Mota de Capoeira e do núcleo artístico Corpus, além de trabalhos da exposição “Retratos do Subconsciente”, da artista Isa Whitaker.

Comentários

Dennis Moraes