Prefeitura trata de financiamento para troca de 19,5 km de rede

A Prefeitura de Americana iniciou as tratativas para o empréstimo de R$ 5 milhões por meio da linha de crédito Economia Verde, em convênio com o órgão governamental Desenvolve SP. A ação prevê a obtenção do financiamento para a troca da rede de 19,5 quilômetros da rede de abastecimento na região do bairro São Vito. O financiamento, se firmado, se daria por meio do Poder Executivo e teria execução do DAE (Departamento de Água e Esgoto).

 

O processo ainda se encontra em fase de tratativas, mas o financiamento prevê carência de 12 meses com pagamento em 72 vezes. O financiamento ainda depende de trâmites burocráticos e exige documentações da prefeitura, assim como a permissão ao Poder Legislativo.

 

A região do São Vito foi escolhida por ser populosa e possuir uma das redes mais antigas da cidade, com canos de ferro fundido e fibrocimento. O primeiro material sofre entupimentos freqüentes e é alvo de reclamações sobre perda de pressão. O segundo sofre com desgastes e é considerado de maior fragilidade, provocando grande número de vazamentos.

 

A troca será feita por PEAD, material mais resistente e tido como o mais apropriado para redes de abastecimento de água.

 

O prefeito de Americana, Omar Najar, destacou que a troca da rede de água do município é motivo de preocupação desde o início do governo. “Hoje, depois de muito tempo sem se investir nessa área, precisamos urgentemente de uma troca de boa parte da rede da cidade. Dentro das alternativas que temos, eu e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) temos investido tempo e esforço para melhorar aquilo que está ao nosso alcance. Tenho certeza que quando concretizarmos esse processo, realizaremos uma obra que criará melhorias por muitos anos”, disse.

 

 

Comentários

Notícias relacionadas