28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura realiza oficinas de plantas para agentes comunitários

Compartilhe essa notícia!

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do NES (Núcleo de Educação em Saúde), promoveu na quinta-feira (18) uma Oficina de Plantas Medicinais e Aromáticas para os agentes comunitários de saúde das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) “Dr. Felício Fernandes Nogueira”, do Mollon e “Amália Salvador Dal’Bello”, do Jardim São Fernando. As atividades ocorreram na sede do NES. Na atividade, os profissionais receberam orientações sobre as plantas, sua utilização, passo a passo para confecção dos vasos em garrafas pet, técnicas de plantio e rega das plantas.

O objetivo foi proporcionar conhecimento teórico e prático sobre as plantas medicinais e aromáticas, incentivando seu cultivo e uso. As atividades foram orientadas pela professora Dionéa Fronza e pela médica sanitarista Nair Guimarães. A ação foi iniciada na quarta-feira (17) com a participação de agentes do Centro de Saúde Dr “Jéber Juabre”, do Centro, e da UBS “Paulo Pereira Fonseca”, do Cruzeiro do Sul. Os profissionais receberam também material informativo sobre cuidados básicos com Plantas Medicinais e Aromáticas.

Segundo a coordenadora do NES, Joceane Moura Ribeiro, a ideia é para que os agentes aprendam a técnica, podendo repassá-la em seus territórios de atuação. “A ação possibilita que eles desenvolvam mais atividades junto à população, tendo assim o aumento da adesão do grupo de pacientes e comunidade local em relação as plantas medicinais”, destacou.

Para Nair, a capacitação habilita o agente a reconhecer as plantas, formar muda de estacas, além de cultivar de forma orgânica em vasos e no solo. “Por meio dessa capacitação, pretende-se resgatar a cultura do uso de plantas medicinais em nosso município. Os agentes aprenderam a confeccionar garrafas de 2 a 10 litros que podem ficar suspensas ou colocadas no chão em sistema fechado, economizando água e sem risco de constituir um criadouro do mosquito da dengue”, explicou.

Foto: Marcel Carloni

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!