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Prefeitura promove capacitação para elaboração do Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil

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A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), promoveu na manhã desta quinta-feira (31) uma capacitação para o diagnóstico de identificação do trabalho infantil e perspectiva do Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil. A atividade, realizada na sede da SASDH, foi voltada para cerca de 130 profissionais da rede socioassistencial de atendimento a crianças e representantes de escolas estaduais e municipais.

 

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, falou sobre a importância da capacitação para a análise do diagnóstico para a elaboração do Plano Municipal 2025-2028. “O diagnóstico é uma ferramenta para elaboração do Plano Municipal. A rede de profissionais será capacitada para combater a erradicação do trabalho infantil, em consonância com o Plano Municipal, que terá diretrizes para o suporte do trabalho”, disse Juliani.

 

A capacitação foi ministrada pela palestrante Anna Luiza Calixto, consultora em políticas públicas para a rede de proteção, cientista social em formação pela Universidade Federal de São Paulo. A ação foi realizada por meio do Projeto Bem Querer, contratado com recursos do Fundo Municipal da Criança e Adolescente.

 

Segundo a técnica de referência e coordenadora do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), da Inclusão Produtiva e do Comitê Trabalho Legal, Odilamar Lopes Mioto, foram aplicados questionários nas escolas para a elaboração do diagnóstico. “Foram oito meses de trabalho, desde o planejamento até a execução, e este levantamento é uma primeira etapa. Vamos trabalhar com todos os territórios para qualificar esses números, identificar o trabalho infantil e transformar as perspectivas de futuro das crianças e adolescentes com a elaboração do Plano Municipal”, explicou.

 

Os questionários foram aplicados em nove escolas estaduais e três EMEFs municipais, com alunos da faixa etária de 10 a 16 anos. Foram 1.211 questionários com o objetivo de levantar a situação de cada aluno referente ao trabalho e atividades desenvolvidas fora da escola.

 

A diretora de Assistência Social e Direitos Humanos, Beatriz Betoli Bezerra, ressaltou a participação da rede socioassistencial e das escolas na elaboração do Plano Municipal. “A equipe da Secretaria, do PETI, entidades, Casa de Orientação COASSEJE, escolas, Projeto Bem Querer, Conselho Tutelar, Conselho da Criança e do Adolescente, todos empenhados em transformar a realidade das crianças e adolescentes. A secretária Juliani e o prefeito Chico Sardelli, o vice Odir, têm esse olhar para a proteção das crianças e adolescentes. E assim, com várias frentes de trabalho, conseguimos até aqui trazer este levantamento para buscarmos novas perspectivas e uma proposta de trabalho para chegarmos a resultados concretos com a elaboração do Plano Municipal”, concluiu.

 

 

Por Daniela Alves (MTb 23.611)

 

Foto: Marília Pierre

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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