Prefeitura inicia o movimento Novembro Azul

Após um mês dedicado a ações voltadas a saúde das mulheres, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá neste mês o movimento Novembro Azul, que consiste em uma série de atividades para a prevenção do câncer de próstata. A proposta é realizar atendimentos a população masculina com acolhimento, palestras, orientações em grupo e individuais, medidas antropométricas, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação e orientação sobre prevenção.

Além do foco principal da campanha, que é a prevenção do câncer de próstata, serão abordados vários temas relacionados à saúde do homem, com prevenção dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, orientações para hábitos saudáveis, alimentação, atividade física e avaliação de exames solicitados. No dia 22 haverá uma ação no Centro Médico, com diversos atendimentos e orientações aos homens. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) realizarão ações alusivas ao tema, como salas de espera ativa, exposição de vídeos e entrega de materiais informativos.

O secretário de saúde, Dreison Iatarola, ressaltou a importância do estímulo aos cuidados com a saúde dos homens. “Em geral, o público masculino é menos afeito a cuidar da própria saúde do que as mulheres. Por este motivo, o novembro azul é um momento fundamental para conscientizarmos os homens da importância de um estilo de vida saudável e da prevenção de doenças. Assim como no câncer de mama e de colo de útero, quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem uma altíssima chance de cura. É fundamental que todos os homens passem regularmente com o seu médico, para receberem as orientações adequadas a cada faixa etária e desta forma possam viver cada vez mais e melhor”, comentou.

A coordenadora do Centro de Especialidades, Ellen Carine Villarinho, destacou a programação. “Os interessados em participar do Dia “D”, que será realizado no Centro Médico, devem procurar a unidade mais próxima da sua residência até o dia 14, para efetuar sua inscrição. Por meio das ações programadas, esperamos abordar vários temas e sensibilizar o público que geralmente não costuma procurar as unidades para ações preventivas. Em relação ao câncer de próstata, iremos intensificar as ações do projeto “Saúde do Homem”, que já acontece nas UBSs mensalmente.”, explicou.

Outra ação preventiva será o “Pedágio da Saúde”. A iniciativa consiste na orientação nos semáforos, por parte dos agentes do PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) das UBSs Mollon, São Fernando, Cruzeiro do Sul e Centro de Saúde II. No dia 14 será realizada a 3ª Caminhada da Saúde, uma ação organizada pela ADSB (Associação de Diabéticos de Santa Bárbara d’Oeste), em parceria com a Administração Municipal.

O Novembro Azul é um movimento mundial de mobilização de prevenção do câncer de próstata realizado todos os anos no mês de novembro, com a finalidade de conscientizar os homens sobre a importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce da doença. Em 2014, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estimam-se 68.800 novos casos de câncer de próstata no Brasil, sendo a segunda causa de morte por câncer entre homens, atrás apenas do câncer de pulmão.

Confira a programação da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste:

07 de novembro, 9 horas na UBS Cruzeiro do Sul – Pedágio da Saúde.

10 de novembro, 9 horas na UBS Mollon – Pedágio da Saúde.

10 a 14 de novembro – Salas de espera ativa, exposição de vídeos e entrega de materiais informativos nas UBSs.

14 de novembro, 9 horas na UBS São Fernando – Pedágio da Saúde.

14 de novembro, 8 horas no ginásio Djaniro Pedroso – Caminhada da Saúde.

17 de novembro, 9 horas no Centro de Saúde – Pedágio da Saúde.

22 de novembro, das 8 às 11h30 no Centro Médico – Dia “D” do Novembro Azul.

24 de novembro, 13h30 na UBS Mollon – Sala de Espera Ativa do Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata.

Sintomas do Câncer de Próstata

O câncer de próstata não produz sintomas nas fases iniciais, mas com o aumento do tumor há uma dificuldade maior parar urinar que pode chegar à retenção urinária (parada total da micção). Nas fases mais tardias há dores ósseas, perda de peso e anemia. O diagnóstico do câncer de próstata é feito com o toque retal e o exame de sangue (PSA). A suspeita de câncer ocorre quando a glândula (próstata) está endurecida e irregular. A melhor forma de detecção precoce é consultar regularmente o urologista, que fará o toque retal e solicitará o PSA.

Diagnóstico da doença

As UBSs do município realizam periodicamente Sala de Espera Ativa do Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata. Os encontros ocorrem de acordo com cronograma pré-estabelecido em cada uma das unidades. A proposta é incentivar homens com idade acima de 50 anos a realizar os exames preventivos.

Na atividade os participantes, antes das orientações, passam por exame de urina e PSA (Prova do Antígeno Prostático). Após terem seus exames avaliados, os pacientes que apresentam alterações são encaminhados ao Centro de Especialidades para investigação mais aprofundada de cada caso. O programa teve início em 2011 e é promovido todos os meses, em uma ou mais unidades.

Comentários

Notícias relacionadas