Prefeitura inicia Jogos Municipais dos Idosos

JOMIs buscam despertar novos valores e resgatar novos atletas

 

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Promoção Social, iniciou nesta terça-feira (21) as competições do JOMIs (Jogos Municipais dos Idosos).  Os jogos eliminatórios seguem até o dia 24 de outubro em centros municipais da cidade. Os participantes dos grupos da terceira idade e grupos de treinamento participaram da iniciativa em uma das 13 modalidades divididos por sexo e categoria. Nesta terça-feira mais de 40 idosos competiram na modalidade atletismo na pista de corrida do CSU (Centro Social Urbano), no Jardim Belo Horizonte. Mesmo com as atividades, os atletas da terceira idade seguem com nos treinamentos diários para outras competições.

 

O educador físico dos JOMIs, Rodrigo Batagin, explicou que o objetivo é promover o esporte por meio de jogos que envolvam várias modalidades esportivas, oportunizando aos participantes uma maior vivência em competições. “Além de propiciar o desenvolvimento integral da pessoa como ser social e participativo, contribuindo para a promoção da saúde. Trata-se de um campeonato de caráter participativo que também selecionará atletas que possam vir a fazer parte da delegação nos JORI (Jogos Regionais do Idoso) e nos JAI (Jogos Abertos do Idoso)”, disse.

 

Batagin enfatizou ainda que em junho deste ano, o atleta barbarense Hector Fernandez conquistou o 2º lugar na modalidade xadrez nos JAI (Jogos Abertos do Idoso), com os campeões de todas as regiões do Estado, reunidos em Presidente Prudente. “Os Jogos Municipais preparam os atletas da terceira idade para várias competições, como é o caso do Hector, e resgata a autoestima para melhor convívio social deles. Nos Jogos Regionais do Idoso deste ano, Santa Bárbara conquistou três medalhas sendo uma de ouro e duas de bronze”, explicou o educador físico.

 

Além do esporte, a Prefeitura mantém outras atividades com grupos da Terceira Idade. São eles: Estrela Dalva, Vida Nova (Rotary Club), Beija Flor (Jardim Europa), Girassol (31 de Março), Viva a Vida (CRAS 2), Primavera (Mollon), Felicidade (Orquídeas), Arco Íris, Raio de Luz e Sol (CSU), Alegria de Viver (Cidade Nova), Lua Nova, Águia (CRAS 1), Reviver (CRAS 4) e Estrela da Manhã (Cruzeiro do Sul), além de apoio aos grupos Renascer (Sesi), Amor Perfeito (Amev) e do Asilo São Vicente de Paula. A Secretaria de Promoção Social realiza passeios e caminhadas com os idosos e comemorações, como Carnaval, Chá Dançante do Dia das Mães, Festa Julina e Dia Internacional do Idoso.

 

Fotos: Luís Eduardo Deffanti

Comentários

Notícias relacionadas