SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura entrega nova sede do Conselho Tutelar na segunda-feira

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Americana entrega na segunda-feira (16), às 10h, a nova sede do Conselho Tutelar de Americana, localizada na Rua Ibirapuera, nº 70, no Jardim Ipiranga, antiga sede da Casa dos Conselhos. Durante a inauguração, a via ficará interditada.

 

O atendimento presencial será retomado após um período remoto devido à mudança. O novo local vai proporcionar mais qualidade e conforto no atendimento à população, em um espaço mais amplo e com melhores condições de acessibilidade

 

Para receber o Conselho Tutelar, o prédio passou por uma série de melhorias, que incluíram pintura geral, reforma e adequação dos banheiros para pessoas com deficiência, implantação de rampa de acesso com piso tátil e adequação de portas internas para mais acessibilidade, troca do piso de duas salas, substituição de janelas e portas, revisão e ampliação das instalações elétricas e da iluminação, troca das caixas d’água, revisão de telhado e esgoto, restauração dos portões, instalação de ar condicionado em todas as salas, ampliação da infraestrutura de internet e telefonia, entre outras intervenções. O local também foi dedetizado e já conta com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

 

“A inauguração da nova sede do Conselho Tutelar representa um avanço significativo para o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente aqui em Americana. Com um espaço maior, mais acessível e bem estruturado, poderemos garantir um atendimento mais humanizado e eficiente, proporcionando aos conselheiros melhores condições de trabalho e de acolhimento às famílias que buscam suporte. Essa conquista reafirma nosso compromisso com a defesa e o cuidado das nossas crianças e adolescentes”, destaca a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

 

O Conselho Tutelar é o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É um órgão permanente e autônomo, no qual trabalham cinco conselheiros, escolhidos pela sociedade para um mandato de quatro anos. Eles são os principais responsáveis por dar os encaminhamentos necessários dos problemas referentes à infância e adolescência no município, como casos de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

 

Por Ariel Ferreira (MTb 62.872)

 

Fotos: Gustavo Gomieiro

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!