24horas Santa Bárbara d´Oeste 

Prefeitura divulga programação completa da “Virada Cultural S.Bárbara”

Fresno, Rappin’ Hood e Os Filhos dos Caras são as atrações principais da primeira edição da “Virada Cultural S.Bárbara”. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste divulgou nesta sexta-feira (22) a programação completa do evento, com 38 atrações, ao todo, nas áreas de música, artes visuais, cinema, teatro, circo, literatura, narrativa oral, dança, cultura popular e cultura urbana. Com entrada gratuita, o festival será das 18 horas do dia 7, às 18 horas, do dia 8 de dezembro, no Parque Araçariguama, Praça Central, Nova Biblioteca Municipal, CSU (Centro Social Urbano) e Estação Cultural da Fundação Romi.

 

A Prefeitura se antecipou com a organização da infra-estrutura de um evento deste porte e ofereceu, de março a 31 de outubro deste ano, um canal de credenciamento para artistas interessados em participar das ações da Secretaria, e posterior, seleção para compor a programação deste evento e conta com apoio para realizar a própria Virada, segundo o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix. “Essa Virada foi construída a muitas mãos, com apoio de empresas de nossa cidade e instituições do Estado de São Paulo, como a APPA e a Poiesis, que nos ajudaram a construir a programação da nossa Virada 100% Municipal”, afirmou.

 

O Parque Araçariguama é uma das novidades da Virada. A área dos shows será no prolongamento da Avenida Corifeu de Azevedo Marques, em uma área coberta de 450 m², onde acontecerão as apresentações de rock e, no domingo, o Batuca Batera composta por 30 baterias e 26 artistas no palco. “A Administração do prefeito Denis Andia proporcionou à cidade dois novos pontos de lazer à população, o Parque Araçariguama e a Nova Biblioteca que serão palco deste nosso mega evento”, complementou o secretário.

 

Fresno – Anunciada para o Lollapalooza Brasil 2020, um dos grandes nomes do rock nacional e maior símbolo do emo no país, a banda gaúcha subirá ao palco do CSU, no domingo (8/12), às 18 horas – para fechar o evento e comemorar suas duas décadas de estrada, com seu mais novo álbum “Sua Alegria Foi Cancelada”. Os fãs verão ao vivo Lucas Silveira, vocal e guitarra, Gustavo Mantovani, guitarra e vocal de apoio, Mario Camelo no teclado e Thiago Guerra na bateria.

 

Rappin’ Hood – Rapper, compositor e produtor, é conhecido pelo estilo exclusivo, que une o rap com o samba, duas vertentes musicais que representam a voz das periferias, e sobe ao palco da “Virada Cultural S.Bárbara”, no domingo (8/12), às 16 horas, no CSU. Também é radialista, apresentador e ativista social – tema que está sempre presente em suas músicas. São 30 anos de carreira em que trabalhou com grandes nomes da música brasileira como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Arlindo Cruz, Jair Rodrigues, Zélia Duncan e Dudu Nobre.

 

Os Filhos dos Caras – Pelos músicos Simoninha, Léo Maia e Max Viana, “Os Filhos dos Caras” são jovens talentos que trazem no DNA o legado de grandes nomes da black music que revolucionaram a música brasileira, seus pais, Wilson Simonal, Tim Maia e Djavan. No repertório, o trio apresentará clássicos como “País Tropical”, “Alguém me avisou”, “Nem vem que não tem”, “Mais que nada”, “Não deixe o samba morrer”, “Do Leme ao Pontal”, “Não quero dinheiro”, entre outros. O show está marcado para às 23h59, do sábado (7/12), no CSU.

 

Oficina de Cenopoesia – Em ambos os dias, das 9 às 13 horas, será promovida a oficina “Cenopoesia – Criação e Performance Poética”, na Biblioteca Central. Com coordenação de Jô Freitas, as vagas são limitadas e as inscrições serão feitas somente na Biblioteca, de 25 de novembro a 6 de dezembro, com a apresentação do RG.

 

Para maiores de 16 anos, a atividade, por meio de jogos cênicos e exercícios de construção poética, traz aos participantes uma vivência que trabalha a consciência e expressão corporal individual e coletiva, partindo da ideia que o corpo é um elemento fundamental para a expressão da palavra no cenário dos saraus literários e slams de poesia.

 

A iniciativa é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, Poiesis, Oficinas Culturais e Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. A Nova Biblioteca Municipal está localizada no Complexo do Novo Terminal Urbano, na esquina das ruas Prudente de Moraes e Campos Sales e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 17h30, e aos sábados, das 9 às 12 horas.

 

Estrutura

 

Entre as novidades, o Centro Social Urbano receberá a Beer Station Heineken. Já a área de alimentação será composta por estabelecimentos que se inscreveram no edital da Rede Gastronômica. O Parque Araçariguama será o Palco do Rock da primeira edição do evento e também terá foodtrucks.

 

Confira a programação cultural completa:

# SÁBADO 7/12

9 horas
Nova Biblioteca (Central) / Oficina de Criação e Performance Poética com Jô Freitas Cenopoesia

18 horas
CSU / RedFoots

19 horas
Parque Araçariguama / CPK Rock Band

19h30
CSU / Intervenção Projeto N’Calma

20 horas
CSU / Ômega Trio

20h30
Praça Central / Mostra de Dança (Núcleo Artístico Corpus – NAC / Cia de Dança JK / Turma do Passinho / Grupo de Dança Karine Andrade / Travessia Studio de Dança)
CSU / Intervenção Projeto N’Calma

21 horas
Parque Araçariguama / Banda GTC

21h30
CSU / Intervenção Projeto N’Calma

22 horas
CSU / Bleck a Bamba

22h30
Praça Central / Bloco Apareceu a Margarida e Traquitana – seguem em cortejo até ao CSU

23 horas
Parque Araçariguama / Frann Azalim Rock Club

23h30
CSU / Intervenção Projeto N’Calma

23h59
CSU / Os Filhos dos Caras (Simoninha, Léo Maia e Max Viana)

# DOMINGO 8/12

2 horas
CSU / Cinema drive-in (sessão de curta metragem)

2h30
CSU / Cinema drive-in (sessão de longa metragem)

5 horas
Estação Cultural / Amigos Seresteiros

6 horas
Estação Cultural / Cia de Folia de Reis – Ouro, Incenso e Mirra

7 horas
Estação Cultural / Maracatu Estação Quilombo

8 horas
Estação Cultural / Associação de Capoeira SBO Mestre Luisão

9 horas
Estação Cultural / Fanfarra CIEP Prof José Renato Pedroso
Nova Biblioteca (Central) / Oficina de Criação e Performance Poética com Jô Freitas Cenopoesia

10 horas
Praça Central / Corporação Musical União Barbarense

11 horas
Praça Central / FAMAM

12 horas
Praça Central / Orquestra Barbarense de Violas

13 horas
Parque Araçariguama / Sabbath Cadabra

13h30
CSU / Intervenção Projeto N’Calma

14 horas
CSU / Circuito Hip Hop (SBO Rappers / Portella / Survivors Of The Street / Plena Rap)
Nova Biblioteca (Central) / Historieta – Cia Gramelô de Teatro
Nova Biblioteca (Central) / Oficina de Customização de camisetas com Elisabete Padovezi

15 horas
Parque Araçariguama / Batuca Batera
Nova Biblioteca (Central) / Malabarindo – MB Circo

15h30
CSU / Intervenção Projeto N’Calma

16 horas
CSU / Rappin Hood
Nova Biblioteca (Central) / Os Fabulantes – Grupo Di Atus

17h30
CSU / Intervenção Projeto N’Calma

18 horas
CSU / Fresno

A Virada Cultural S.Bárbara (Re-Virada Cultural) é uma realização da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, Poiesis e Oficinas Culturais, Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas, APPA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Usicomp, Heineken e Circuito Sescoop/SP de Cultura – organizado pelo Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) no Estado de São Paulo – por meio das cooperativas Cooperteto, Sicredi e Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana.

Comentários

Notícias relacionadas