Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Prefeitura desenvolve projeto de Arteterapia com alunos da rede municipal


A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Educação, segue como projeto de Arteterapia nas escolas da Rede Municipal. O projeto é oportunizado aos alunos do Ensino Fundamental e consiste na aplicação de técnicas que utilizam a arte como expressão das emoções. O trabalho proporciona alívio do estresse, promove o autoconhecimento e a ampliação das percepções de mundo, estimulando também o processo criativo e resgatando a autoestima dos alunos com mudanças positivas de atitude.

 

Ao todo 78 alunos participam do projeto. Estes são divididos em grupos, de acordo com a idade e condição emocional. Os atendimentos são realizados semanalmente, durante uma hora. A inclusão do aluno no projeto de Arteterapia é realizada através de relatórios enviados pelas Unidades Escolares. Todos os encaminhamentos para verificação, observação e seleção dos alunos, bem como a orientação, supervisão e devolutivas do trabalho são realizados pela assessora técnica pedagógica, Josilaine Lima. “A estimulação da expressão e da criatividade favorece a liberação de emoções, de conflitos internos, de contato com ansiedades, conteúdos reprimidos e medos. O projeto de Arteterapia, embora se estabeleça num processo em longo prazo, já mostra ótimos resultados junto aos alunos”, explicou Josilaine.

 

Atualmente as professoras Giane Maria do Amaral e Nereide Alves de Godoi estão realizando os atendimentos em duas salas, localizadas no CIMCA I (Centro Integração Municipal da Criança e do Adolescente), na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 2000, Vila Boldrin.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Dennis Moraes