6 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura de Santa Bárbara segue com ações do Outubro Rosa

Compartilhe essa notícia!

As ações do movimento Outubro Rosa seguem em Santa Bárbara d’oeste. Por meio da iniciativa, são intensificadas informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Desde o início do mês, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Centro de Referência em Saúde da Mulher contam com decoração especial, solicitações de mamografia e coleta de papanicolaou e Salas de Espera Ativa sobre o tema.

Além das ações nestes locais, são promovidas atividades em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Os demais setores da Saúde também estão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede.

A exposição fotográfica Mulheres Guerreiras segue, até o dia 31 de outubro, das 6 às 23 horas, na área de acesso ao cinema do Villa Multimall, com entrada gratuita. A mostra retrata mulheres que lutam ou que já venceram a batalha contra o câncer e que participaram do desfile que abriu oficialmente a programação do Outubro Rosa em Santa Bárbara no começo do mês.

Exames

Em Santa Bárbara d’Oeste não há fila para exames de mamografia e para coleta de papanicolaou. De janeiro a setembro foram realizadas 3.481 mamografias e 4.742 coletas de papanicolaou. Durante todo o ano os exames podem ser solicitados pelo médico ginecologista no momento da consulta ou pela enfermeira (sem necessidade de consulta médica) nos horários de acolhimento.

Após a solicitação, os agendamentos são feitos pela recepcionista da unidade de saúde. Os casos positivos são encaminhados para investigação mais aprofundada no Centro de Referência em Saúde da Mulher e tratamento em referências SUS do Estado.

Para ter acesso aos serviços, basta comparecer à unidade mais próxima da residência ou ao Centro de Referência em Saúde da Mulher (Rua Inácio Antônio, 453, Centro) e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!