Prefeitura de Piracicaba assina convênio com Detran para projeto Criança Segura no Trânsito

Semuttran e Educação formarão 20 profissionais que atuarão em sala de aula na prevenção de acidentes de trânsito com crianças e adolescentes

A Prefeitura do município de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Trânsito e Transportes e de Educação, assinou convênio com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) para implantar o programa Criança Segura no Trânsito, que tem como objetivo formar educadores para que eles repassem aos estudantes do ensino fundamental temas sobre a prevenção de acidentes.

O projeto vai formar 20 profissionais, sendo 15 da Secretaria de Educação e cinco da Semuttran. O curso será via internet, com temas específicos sobre prevenção de acidentes de trânsito com a comunidade em geral. Os estudantes, após o aprendizado, serão multiplicadores das informações para amigos e familiares.

O convênio garante ao município um ano do curso à distância, material didático e auxílio no desenvolvimento do Plano de Ação a ser executado pelos participantes e infraestrutura. À Prefeitura cabe selecionar os profissionais, desenvolver o conteúdo e informar o Detran sobre o desempenho do curso.

De acordo com Jorge Akira, secretário da Semuttran, neste ano serão intensificados os trabalhos de educação e conscientização no trânsito. “Faremos isso porque as estatísticas demonstram que mais de 95 dos acidentes são causados por imprudência e imperícia. Se todos os motoristas e pedestres melhorarem suas condutas, certamente teremos menos acidentes”, reforçou.

A ação voltada à educação no trânsito permite a capacitação do professor que, além de tornar-se um agente multiplicador para os demais colegas, desenvolvendo ações educativas, contribuirá na formação de cidadãos conscientes no trânsito, que são as crianças”, disse a secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa. Angela ressaltou ainda que os educadores que completarem o curso até o final receberão certificado de participação de 60 horas.

MISSÃO – Criança Segura no Trânsito tem como objetivo principal reduzir em 50% os índices de mortos e feridos no trânsito até 2020, promover parcerias com os órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito e estabelecer metas e ações diretas envolvendo a sociedade em campanhas socioeducativas para que todos tenham acesso à educação para o trânsito, por meio de programas de prevenção e educação, desenvolvidos junto às escolas de Educação Infantil e Fundamental.

O programa também orienta o aluno para que se posicione de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais que envolvem contexto do trânsito e contribua inclusive na abordagem dos pais e familiares. A formação dos profissionais possibilitará a formação de 700 alunos de 20 escolas municipais.

Comentários

Notícias relacionadas