30 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura de Nova Odessa retoma mais uma tradição e volta a promover o Desfile Cívico de 7 de Setembro

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

Um grande Desfile Cívico está sendo preparado pela Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria de Educação, para marcar o 7 de Setembro, quando se comemora o feriado nacional da Independência do Brasil. A tradição está sendo retomada neste ano em um novo local, com concentração às 8h em frente à EMEFEI Vereador Osvaldo Luiz da Silva, no Jardim Marajoara, e desfile ao longo da Avenida Brasil.

 

Com o tema “Unidos na diversidade, construímos o amanhã: Brasil, terra de cores e valores”, o evento contará com cerca de 800 alunos da Rede Municipal de Ensino (da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1), representando as 25 unidades municipais (12 EMEFs e 13 CMEIs e EMEFEIs), incluindo as fanfarras das EMEFs Alzira Ferreira Delegá e Augustina Adamson Paiva.

 

Também haverá a participação do Corpo de Bombeiros da PM-SP (recém-chegado à cidade), da GCM (Guarda Civil Municipal), do Programa da Melhor Idade do Fundo Social de Solidariedade, de alunos da SOS (Serviço de Obras Sociais, a Guardinha), APADANO (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Rotary, AVANO (Associação Amigos dos Veículos Antigos de Nova Odessa) e ABCL (Associação Brasileira da Cultura Leta).

 

Algumas modalidades das Escolinhas Esportivas do Município também vão participar do Desfile Cívico. Haverá a tradicional participação da Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss, executando o Hino Nacional, e de diversas escolas e instituições de Nova Odessa.

 

“É uma data muito importante, pois representa o amor e o respeito pela nossa pátria. Teremos uma programação muito bonita, com nossas escolas sendo representadas pelas nossas crianças e a participação dos convidados. Desde já, convidamos a população a prestigiar o Desfile Cívico”, disse o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho).

 

A programação tem o apoio de outras secretarias municipais, entre elas as de Esportes, Segurança e Desenvolvimento Econômico Social, do Departamento de Cultura, do Setor de Trânsito, das Diretorias de Comunicação e Mobilidade etc.

 

“A programação ainda não está fechada e devemos ter mais participantes. Deixamos o convite aberto às escolas privadas de Nova Odessa que queiram participar e demais entidades. Os interessados devem nos procurar pelo telefone (19) 3498-2727. Neste ano, decidimos pela Avenida Brasil por ser mais tranquilo, visando não dificultar o trânsito nas demais avenidas. Nossa intenção é facilitar o trajeto do desfile”, explicou o secretário-adjunto de Educação, Assis das Neves Grillo.

 

A solenidade tem abertura prevista para 8h30, com o Desfile Cívico começando por volta das 9h, com saída de frente da EMEFEI Vereador Osvaldo Luiz, ao longo da Avenida Brasil, passando pela Praça Vera Luzia Samartin Lorenzi e o Jardim Botânico Plantarum, e retornando para a escola municipal.

 

No decorrer do evento, se apresentam as fanfarras, pelotões com representantes de cada EMEFEI (crianças de 5 anos) acompanhados dos professores, em seguida os alunos maiores (das EMEFs), e assim sucessivamente.

 

DIA DA INDEPENDÊNCIA

 

Em 7 de setembro de 1822, o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), fez uma declaração oficial de independência de Portugal, afirmando assim seu acordo com os brasileiros.

 

Neste dia ocorreu o chamado Grito do Ipiranga. Segundo a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), D. Pedro teria bradado perante a sua comitiva: “Independência ou Morte!”.

 

Nos meses seguintes, os brasileiros, com apoio inglês, venceram o ataque das tropas portuguesas. Vários países da América, já libertos do domínio europeu, apoiaram oficialmente a Independência do Brasil, que na ocasião passou a ser uma monarquia, ou seja, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!