Por
Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP
Um grande Desfile Cívico está sendo preparado pela Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria de Educação, para marcar o 7 de Setembro, quando se comemora o feriado nacional da Independência do Brasil. A tradição está sendo retomada neste ano em um novo local, com concentração às 8h em frente à EMEFEI Vereador Osvaldo Luiz da Silva, no Jardim Marajoara, e desfile ao longo da Avenida Brasil.
Com o tema “Unidos na diversidade, construímos o amanhã: Brasil, terra de cores e valores”, o evento contará com cerca de 800 alunos da Rede Municipal de Ensino (da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1), representando as 25 unidades municipais (12 EMEFs e 13 CMEIs e EMEFEIs), incluindo as fanfarras das EMEFs Alzira Ferreira Delegá e Augustina Adamson Paiva.
Também haverá a participação do Corpo de Bombeiros da PM-SP (recém-chegado à cidade), da GCM (Guarda Civil Municipal), do Programa da Melhor Idade do Fundo Social de Solidariedade, de alunos da SOS (Serviço de Obras Sociais, a Guardinha), APADANO (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Rotary, AVANO (Associação Amigos dos Veículos Antigos de Nova Odessa) e ABCL (Associação Brasileira da Cultura Leta).
Algumas modalidades das Escolinhas Esportivas do Município também vão participar do Desfile Cívico. Haverá a tradicional participação da Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss, executando o Hino Nacional, e de diversas escolas e instituições de Nova Odessa.
“É uma data muito importante, pois representa o amor e o respeito pela nossa pátria. Teremos uma programação muito bonita, com nossas escolas sendo representadas pelas nossas crianças e a participação dos convidados. Desde já, convidamos a população a prestigiar o Desfile Cívico”, disse o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho).
A programação tem o apoio de outras secretarias municipais, entre elas as de Esportes, Segurança e Desenvolvimento Econômico Social, do Departamento de Cultura, do Setor de Trânsito, das Diretorias de Comunicação e Mobilidade etc.
“A programação ainda não está fechada e devemos ter mais participantes. Deixamos o convite aberto às escolas privadas de Nova Odessa que queiram participar e demais entidades. Os interessados devem nos procurar pelo telefone (19) 3498-2727. Neste ano, decidimos pela Avenida Brasil por ser mais tranquilo, visando não dificultar o trânsito nas demais avenidas. Nossa intenção é facilitar o trajeto do desfile”, explicou o secretário-adjunto de Educação, Assis das Neves Grillo.
A solenidade tem abertura prevista para 8h30, com o Desfile Cívico começando por volta das 9h, com saída de frente da EMEFEI Vereador Osvaldo Luiz, ao longo da Avenida Brasil, passando pela Praça Vera Luzia Samartin Lorenzi e o Jardim Botânico Plantarum, e retornando para a escola municipal.
No decorrer do evento, se apresentam as fanfarras, pelotões com representantes de cada EMEFEI (crianças de 5 anos) acompanhados dos professores, em seguida os alunos maiores (das EMEFs), e assim sucessivamente.
DIA DA INDEPENDÊNCIA
Em 7 de setembro de 1822, o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), fez uma declaração oficial de independência de Portugal, afirmando assim seu acordo com os brasileiros.
Neste dia ocorreu o chamado Grito do Ipiranga. Segundo a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), D. Pedro teria bradado perante a sua comitiva: “Independência ou Morte!”.
Nos meses seguintes, os brasileiros, com apoio inglês, venceram o ataque das tropas portuguesas. Vários países da América, já libertos do domínio europeu, apoiaram oficialmente a Independência do Brasil, que na ocasião passou a ser uma monarquia, ou seja, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.
VEJA TAMBÉM
AutoZone Brasil anuncia vagas em Paulínia (SP) para área de logística
Campinas acende a luz amarela: prevenção ao suicídio ganha força no Setembro Amarelo
Presidente e diretor do Sincomercio participam de atividades em Piracicaba