4 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura de Nova Odessa recebe novo Plano de Fortalecimento da Rede de Proteção à Criança

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

A Prefeitura de Nova Odessa recebeu na quinta-feira (15/06), da consultoria contratada em 2022 especialmente para esta finalidade, os documentos que compõem o novo Plano de Fortalecimento da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente da cidade. Em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal, a chefe de Gabinete Carla Lucena recebeu, em nome do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho), o Diagnóstico Situacional, o Plano Plurianual de Proteção à Criança e ao Adolescente e o novo Protocolo (ou “Fluxo”) de Atendimento.

 

O Plano de Fortalecimento da Rede de Proteção atende integralmente às diretrizes da Lei Municipal que instituiu a Política Municipal Integrada Pela Primeira Infância, sancionada pelo prefeito Leitinho em dezembro de 2022 e construída a seis mãos junto ao Judiciário e ao Legislativo, e vai nortear diversos programas e melhorias nos diversos órgãos públicos que atendem esse público.

 

Além dos três documentos principais, a equipe técnica da consultoria Maná identificou a necessidade de produzir dois tomos adicionais: O Plano de Formação Continuada para Rede Municipal de Educação, direcionando os gestores das escolas aos temas que serão abordadas na formação nas escolas e o Documento Orientador do CMDCA, para monitorar todo o plano anual do projeto.

 

Participaram o vereador Paulo Bichof, a juíza da Vara da Infância e Juventude do Fórum da Comarca, Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Sandra Trambaiolli De Nadai, secretários municipais, conselheiras tutelares, assessores, professores, diretores de escolas, assistentes sociais e toda a equipe que auxiliou na produção do Plano.

 

Segundo Carla Lucena, “para que tudo isso tenha valor, é necessário o trabalho constante de todos para conseguir colocar essas medidas em prática, e a administração vai fazer de tudo para isso gerar resultado, e não perder tempo. Temos que fazer esse esforço para gerar mudança e proteger nossas crianças e adolescentes. E agora nesse segundo ciclo vamos precisar de cada profissional, cada cidadão para ajudá-las”.

 

Para a juíza Michelli Changman, “é sempre uma alegria participar do encerramento dessa fase, feliz que concluímos esse diagnóstico e que nos coloca em alerta para as necessidades do Município. O propósito maior para estarmos aqui é nos fortalecermos e mostrar a importância desse trabalho”.

 

“Nosso objetivo é criar uma sociedade que valorize e proteja cada criança e adolescente, garantindo seus direitos fundamentais e proporcionando um ambiente seguro e saudável para seu desenvolvimento pleno. Afinal, eles são o futuro de nossa comunidade e merecem todo o nosso apoio”, acrescentou o vereador Paulo Bichof.

 

Psicóloga da Maná e coordenadora dos trabalhos, Talita Bueno Galati Lahr explicou que a ideia da ação é fortalecer, evitando que os contribuintes do projeto se distanciem. “Precisamos acima de tudo trabalhar com o pessoal de Nova Odessa, para criar um documento que representem fielmente as necessidades da cidade Nova Odessa, por isso realizamos tantas reuniões com Conselho de Proteção, e estabelecemos esses documentos”, completou a profissional.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!