Por
Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP
A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (24/05), das 7h às 12h, mais um “mutirão” da Campanha de Multivacinação de 2023. A imunização acontece na UBS (Unidade Básica de Saúde) 1, na Avenida Carlos Botelho no Centro da cidade. Novamente, vão ser aplicadas todas as vacinas do Calendário Nacional para crianças e adolescentes, além das vacinas contra gripe comum e Covid-19 para adultos também. O atendimento é para moradores de todas as regiões da cidade.
Além do atendimento diário nas sete UBSs do município, a Secretaria de Saúde dá continuidade as essas ações de atendimento especial aos sábados até agosto, de forma descentralizada, visando atingir o máximo possível da cobertura vacinal. Para tanto, os “mutirões” aos sábados estão sendo feitos na forma de rodízio.
“Nossas equipes realizam os ‘mutirões’ de vacinação de crianças, adolescentes e adultos aos sábados, já que nosso intuito é atualizar a caderneta vacinal dos moradores, ou seja, queremos cobrir o máximo possível da população, atendendo às famílias que não têm condições de comparecer a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) durante a semana”, explicou recentemente a secretária Jaqueline Serrano.
De acordo com o calendário da Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão neste mês será levado à UBS do Jardim São Jorge. Para julho, tendo em vista que o mês é maior, cinco Unidades Básicas receberão o mutirão: UBS Jardim São Jorge (01/07), UBS Jardim São Manoel (08/07), UBS Jardim São Francisco (15/07), UBS Jardim Alvorada (22/07), UBS Jardim Marajoara (29/07). -Para o mês de agosto o calendário prevê o mutirão na UBS Jardim Nossa Senhora de Fátima (05/08), UBS Centro (12/08), UBS Jardim São Jorge (19/08) e UBS Jardim São Manoel (26/08).
COVID-19
Lembrando que a vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 já está disponível para todos os moradores da cidade com 18 anos ou mais. Assim, jovens e adultos podem ser vacinados com a nova versão do imunizante, desde que atendam aos critérios técnicos – como já ter tomado duas doses ou mais de qualquer vacina monovalente, com a última dose há 4 meses ou mais.
A nova é aplicada como reforço 4 meses após a dose anterior. A imunização ocorre diariamente, das 7h às 15h30. São aplicadas a 1ª e 2ª doses em crianças a partir dos 3 anos (com ou sem comorbidades); 1ª, 2ª e 3ª doses em adolescentes a partir dos 12 anos e em adultos de 18 a 29 anos; e 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses para moradores com 30 anos ou mais, incluindo idosos.
No caso dos bebês, seguem sendo imunizadas com as vacinas Pfizer pediátrica as crianças (de 5 a 11 anos), Pfizer baby (de 6 meses a 4 anos) e Coronavac (a partir dos 3 anos). O esquema completo para crianças de 6 meses a 4 anos é com três doses, com intervalo de 4 semanas entre a 1ª e a 2ª doses e de 8 semanas para a 3ª dose. Já as crianças de 5 a 11 anos recebem o primeiro reforço (a terceira dose, ou “D3”), quatro meses após a “D2”.
VEJA TAMBÉM
AutoZone Brasil anuncia vagas em Paulínia (SP) para área de logística
Campinas acende a luz amarela: prevenção ao suicídio ganha força no Setembro Amarelo
Presidente e diretor do Sincomercio participam de atividades em Piracicaba