11 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura de Nova Odessa promove neste sábado mutirão de atendimentos gratuitos do ‘Novembro Azul’

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

Atenção novaodessenses do sexo masculino com mais de 45 anos: a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa realiza neste sábado (02/12), das 8h às 12h, mais um “mutirão” de atendimentos e consultas gratuitas com urologistas. A iniciativa é parte da programação da Campanha “Novembro Azul”, de prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de próstata.

 

A ação dedicada à Saúde do Homem, assim como no ano passado, acontece no Ambulatório de Especialidades Médicas da Avenida João Pessoa, nº 833, e inclui consultas gratuitas com urologistas (e sem agendamento), pedidos de exames (para aqueles que não conseguirem fazê-lo antecipadamente), além de serviços de aferição de pressão e dextro.

 

Os homens com mais de 45 anos já podem, inclusive, retirar antecipadamente o pedido do exame de sangue (PSA) para fazer a coleta e já levar o resultado no dia do mutirão. Basta ao interessado passar em uma das sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

 

“Ainda dá tempo de passar na UBS de sua referência para retirar o pedido. Queremos que os participantes retirem com antecedência o pedido de exame (PSA) para fazer a coleta de sangue e levar o resultado no dia do mutirão. Os pedidos estão disponíveis nas sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município”, disse a secretária de Saúde, Jaqueline Serrano.

 

A programação da campanha de conscientização é em novembro, mas a prevenção tem que ser o ano todo. “Reforçamos o convite para que os homens compareçam no mutirão deste dia 02 de dezembro, com atendimentos diversos, inclusive consulta sem agendamento. A ideia é despertar a atenção para o cuidado com a Saúde do Homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo. Chega de tabu; não podemos mais nos descuidar da saúde”, afirmou o enfermeiro responsável, André Barros.

 

O “Novembro Azul” visa conscientizar a população masculina sobre os riscos, o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de próstata, além da prevenção à doença. “O exame preventivo é fundamental, porque o câncer de próstata é o segundo que mais afeta os homens, mas tem 90% de chance de cura se diagnosticado no início”, reforçou André.

 

A programação em Nova Odessa contou com diversas palestras, entre elas, no Espaço da Melhor Idade do Fundo Social de Solidariedade e no Ginásio Municipal de Esportes – no torneio de basquetebol.

 

“Estamos entregando o pedido para que os homens façam o exame, tendo em vista que existe um preparo antes do exame PSA, ou seja, dois dias antes o homem não pode ter relações sexuais, nem andar de bicicleta, moto ou cavalo. E quem não fizer o exame antecipado, poderá participar do Mutirão da mesma forma, porque vai passar em consulta e receber o pedido do médico”, garantiu André.

 

A secretária Jaqueline disse que é preciso acabar com os tabus para melhorar a qualidade de vida dos homens. “O problema é o tabu em torno dos exames necessários para a prevenção e detecção precoce da doença, que envolve o toque retal – um exame que os homens ainda relutam em realizar em função do preconceito. E um dos objetivos da campanha é justamente quebrar esses tabus”.

 

A DOENÇA

 

O Movimento “Novembro Azul” teve origem no ano de 2003, na Austrália, visando chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. A iniciativa se espalhou para vários países, chegando ao Brasil em 2008, por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.

 

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros e do mundo inteiro. No Brasil, por exemplo, é o segundo que mais mata (25% dos casos), atrás somente do câncer de pele.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!