28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura de Nova Odessa inicia abrigamento temporário de moradores de rua em parceria com entidades

Compartilhe essa notícia!

Teve início no final da tarde desta terça-feira (27/07) o atendimento especial, com abrigamento temporário noturno e diurno, dos moradores em situação de rua promovido pela Prefeitura de Nova Odessa em parceria com diversas entidades e associações da cidade. Eles devem permanecer no local até as temperaturas subirem, recebendo também roupas limpas e alimentação completa.

O objetivo é evitar o risco de hipotermia dessas pessoas em função da massa de ar polar que deve chegar à região e permanecer ao longo desta semana, trazendo chuvas e recordes de frio, com grande possibilidade de geada.

A previsão das equipes da Defesa Civil e da Diretoria de Promoção Social para esta primeira noite da ação emergencial era transportar cerca de dez cidadãos para a casa abrigo da ONG Projeto Mais, no Jardim Santa Luiza. Tratam-se de pessoas que foram visitadas e mobilizadas entre segunda e terça-feira, e que aceitaram o abrigamento temporário ao menos até a próxima sexta-feira (30/07).

 

CÃES E BENS

 

A Defesa Civil Municipal providenciou, inclusive, um abrigo com grades na casa para os cães de estimação de dois dos moradores de rua, com casinhas e cerca, para que eles não sejam separados durante a frente fria. “Também foi reservado um espaço para duas bicicletas, garantindo a segurança dos itens pessoais dos abrigados, o que é uma preocupação constante deles”, incluiu o coordenador do órgão, Vanderlei Wilians Vanag.

Ao longo do dia, Prefeitura, Fundo Social de Solidariedade e voluntários prepararam o imóvel com tudo que é necessário para garantir a segurança e o conforto dos abrigados. Foram entregues na unidade do Projeto Mais um botijão de gás, duas cestas básicas, dez litros de leite, carne de frango e legumes (boa parte doados pela população no último sábado, no Drive Thru Julino do Fundo Social, presidido pela voluntária Juçara Rosolen).

Também foram emprestados à entidade colchonetes da Secretaria Municipal de Esportes, toalhas de banho, cobertores (também recebidos em doação), produtos de higiene pessoal e limpeza e, é claro, ração para os cães – tudo separado e entregue pelos órgãos da Prefeitura envolvidos na ação, sob coordenação também do diretor de Promoção Social, Wagner Longhi, e do responsável pelo Projeto Mais, Roberto Damasceno.

O jantar dos abrigados será preparado toda noite pela própria equipe do Projeto Mais, que também vai manter monitores no local 24 horas por dia. Já o almoço daqueles que aceitarem permanecer abrigados inclusive durante os dias será entregue solidariamente pela Sílvia do Pesqueiro, e o café da manhã, pelos voluntários dos “Anjos da Noite”.

Idealizador da ação emergencial, o prefeito de Nova Odessa Cláudio José Schooder, o Leitinho, agradeceu e elogiou o empenho de todos os servidores e voluntários que trabalham desde segunda-feira para viabilizar o abrigamento temporário dos moradores de rua da cidade. “Fico muito contente em ver tanta gente querendo ajudar o próximo sem esperar nada em troca. E muito tranquilo sabendo que, assim, vamos poder proteger essa população mais vulnerável do frio extremo que se aproxima”, declarou o prefeito.

Os interessados podem entrar na casa abrigo diariamente, até as 23h. O endereço é Rua Maximiliano Dalmedico, nº 179, no Jardim Santa Luiza 1. Se algum morador se deparar com uma pessoa em situação de rua correndo risco de hipotermia, pode acionar a Defesa Civil Municipal a qualquer hora pelos telefones (19) 99523-6418 ou 99754-9260. O atendimento é feito 24 horas. O alerta de cuidados com o frio extremo vale para todas as famílias de Nova Odessa, principalmente aquelas que têm crianças pequenas e idosos, mais vulneráveis à hipotermia.

 

[easy_image_gallery gallery=”930″]

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!