23 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura de Campinas inicia distribuição dos carnês de IPTU de 2016

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Finanças, iniciou nesta semana a distribuição dos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). São mais de 455,2 mil carnês, sendo 272,2 mil para imóveis residenciais; 94,4 mil para comerciais e 88,6 mil para terrenos. A entrega dos boletos será feita em lotes, durante todo o mês de janeiro.

O vencimento da cota única e/ou primeira parcela do IPTU dos imóveis não residenciais será em 11 de fevereiro; dos residenciais e terrenos, no dia 12. O imposto pode ser parcelado em até 11 vezes.

Quem pagou o IPTU rigorosamente em dia em 2015, tem direito a um desconto de 3% (desconto de adimplência), já lançado no carnê. Além disso, quem optar pelo pagamento da cota única tem direito a mais 5% de desconto. Ou seja, o contribuinte que não está em débito com a municipalidade e que vai pagar à vista este ano, irá usufruir de 8% de desconto.

Para o IPTU de 2016, não houve aumento para a maioria dos contribuintes, apenas o reajuste da UFIC (Unidade Fiscal de Campinas) de 10,97%, referente ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do IBGE. De acordo com a Secretaria de Finanças, houve alteração no valor do imposto apenas para imóveis que tiveram revisão nos dados cadastrais (mudança de terreno para construção e vice e versa; novos condomínios e novos loteamentos etc).

O IPTU é a segunda maior fonte de recursos próprios da Prefeitura, ficando atrás apenas do ISSQN (Imposto de Sobre Serviços de Qualquer Natureza). A previsão de arrecadação de IPTU para este ano é de R$ 521 milhões.

O pagamento do IPTU pode ser feito nas agências bancárias credenciadas e também nas lotéricas.

2ª via do carnê

Quem não receber o carnê de IPTU entregue pelos Correios pode solicitar a 2ª via do imposto pela internet, no portal da Prefeitura (http://iptu.campinas.sp.gov.br/iptu/index.html) a partir do dia 4 de janeiro.

É importante que, ao solicitar a segunda via, o contribuinte observe o endereço de entrega registrado. Caso esteja incorreto, ele deve procurar um dos postos de atendimento da Administração Municipal para a atualização cadastral, que inclui, também, nome e CPF.

Dados do IPTU 2016

– número total de carnês: 455.265, sendo 272.198 residenciais; 88.675 terrenos e 94.388 não residenciais

– previsão de arrecadação: R$ 521 milhões

– distribuição: os carnês serão entregues durante o mês de janeiro

– data de vencimento: dia 11 de fevereiro para os imóveis não residenciais e dia 12 de fevereiro para os imóveis residenciais.

– segunda via: estará disponível no portal da Prefeitura, no endereçohttp://iptu.campinas.sp.gov.br/iptu/index.html

– desconto: 8% de desconto, sendo 3% de adimplência (no caso do contribuinte ter pago o IPTU de 2015 rigorosamente em dia) e 5% concedidos para pagamento em cota única.

Prefeitura Municipal de Campinas

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!