5 de dezembro de 2024

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Prefeitura de Americana recolhe 38 toneladas de materiais inservíveis

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A prefeitura de Americana recolheu 38.540 toneladas de materiais inservíveis (madeira, móveis e reciclados) e 150 toneladas de entulho (resíduos de materiais de construção) na região do Parque Gramado e realizou uma campanha de conscientização para a preservação e conservação das áreas que foram limpas. O trabalho foi executado, de 21 a 23 de abril, nos bairros Parque Gramado, São Roque, Parque da Liberdade, Jardim da Paz, São Jerônimo, Mário Covas, Jardim das Orquídeas, Balsa I e II.

 

A força-tarefa de limpeza está sendo realizada na cidade pelas Secretarias de Obras e Serviços Urbanos (SOSU), de Meio Ambiente, de Saúde, Defesa Civil, Grupo de Proteção Ambiental (GPA), Guarda Municipal, entidades e demais colaboradores. Já receberam os serviços as regiões da Gruta Dainese e São Luiz.

 

A equipe de coleta de volumosos da SOSU recolheu os materiais descartados pela população nas calçadas como sofás, móveis, colchões, aparelhos eletrônicos, recicláveis, madeiras, entre outros. Na semana do mutirão, os moradores receberam orientações da Unidade de Educação Ambiental e da equipe de prevenção à dengue e outras doenças sobre a conscientização e participação no trabalho desenvolvido, sendo distribuídos 17 mil folhetos informativos sobre coleta seletiva e visitadas 4,5 residências pela equipe da dengue.

 

Moradores dos bairros, 81 comerciantes e 4.784 alunos foram envolvidos na ação para que as áreas limpas sejam conservadas e preservadas, evitando o acúmulo de lixo novamente e a proliferação de animais peçonhentos. Foram alertados ainda sobre o descarte irregular de materiais e a multa, no valor de R$ 802,66, que pode ser aplicada para quem cometer a infração.

 

As áreas preservadas são cercadas e recebem placas informativas sobre a proibição do descarte de lixo. O GPA monitora os locais para coibir e punir os infratores e fiscaliza, inclusive, as queimadas, consideradas crimes ambientais, com valor mínimo da multa no valor de R$ 622,96. Além do mutirão de limpeza e da sensibilização da população, as equipes da Operação Tapa-Buracos, de capinação e poda participam do trabalho.

 

Os secretários de Meio Ambiente, Eraldo Camargo, e de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Camargo Neves, fizeram um balanço positivo do trabalho até agora, ressaltando o empenho de todas as equipes envolvidas e atendimento da demanda de serviços no município. A próxima ação vai contemplar a região do bairro Antonio Zanaga, com data a ser definida ainda.

Denúncias sobre o descarte irregular e queimadas podem ser feitas por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), no telefone 34759024, na Unidade de Limpeza Pública, no 34059444, na Secretaria de Meio Ambiente, no 34717770, no GPA (Grupo de Proteção Ambiental), nos telefones 153 e 34070513.

 

Unidade de Imprensa – Daniela Alves

Fotos: Divulgação

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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