Prefeitura de Americana reabre posto médico do São Domingos

 

Unidade vai contar com equipe de saúde da família

 

A Unidade Básica de Saúde do São Domingos foi reaberta na manhã desta quarta-feira pelo Secretário de Saúde, Dr. Wagner Tegon.  As obras de reforma do posto médico foram concluídas na última semana pela Administração. O investimento foi de mais de R$ 60.000,00, entre convênio com Governo Federal e contrapartida da Prefeitura. A reforma compreendeu pintura interna e externa do prédio, pintura das esquadrias, instalações hidrossanitárias e elétricas.

 

“Estamos reabrindo um posto médico que foi readequado. Pontuando uma iniciativa que é a valorização da atenção primária que passará a contar com equipes de Estratégia de Saúde da Família em todos os postos médicos”, anunciou Dr. Wagner. As consultas com clínico, pediatra, ginecologista e dentista já podem ser agendadas no posto médico do São Domingos e o atendimento foi retomado hoje.

 

“O local é aconchegante e com condições de abranger uma equipe de saúde da família com Agentes Comunitários da Saúde, moradores do bairro”, comentou. Tegon acrescentou que “mesmo passando por uma fase difícil, não poderíamos deixar de implantar um fator de mudança de postura na saúde que é o incentivo à Estratégia de Saúde da Família. Ela valoriza o profissional e a comunidade e torna-se uma referência local associada à necessidade da população”.

 

Segundo ele, nas próximas semanas o posto médico vai contar com Agentes Comunitários de Saúde. “O Agente torna-se o fator mais importante do sistema. É a porta de entrada na Saúde. Cada um será responsável por cerca de 100 famílias. Ele vai identificar as doenças e necessidades de cada uma dessas famílias e fazer com que elas passem a fazer parte dos programas da Atenção Básica”.

 

O objetivo da implantação da Estratégia de Saúde da Família é reduzir a procura pelo pronto-socorro através do acolhimento no posto médico e resolução de 60% dos casos. Com isso, espera-se reduzir em quase 50% a procura pelo pronto-socorro.

 

Para Dr Wagner, a ESF é uma mudança de cultura e alteração da postura do sistema de saúde pública. “Estamos adequando à necessidade de Americana implementando programas já existentes e estimulando a criação de novos”.

 

Durante a reabertura, o Secretário de Saúde também anunciou a criação do conselho gestor de cada posto médico. Ele será composto por usuários do SUS moradores do bairro, funcionários da unidade de saúde e Secretaria de Saúde.

 

“Ele vai determinar o funcionamento do posto de acordo com a necessidade da população. Dessa forma teremos o Conselho de Saúde participativo, atuante e deliberativo”, frisou.

Fotos:  Marília Pierre / Tamiris Pacanhela

 

Comentários

Notícias relacionadas