RMC 

Prefeitura de Americana inicia programa de eficiência energética em semáforos

A Prefeitura de Americana iniciou hoje, 31/03, o Programa de Eficiência Energética da e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), com os semáforos da cidade. O programa consiste na eficientização dos semáforos, através da substituição de 1.662 módulos semafóricos, em substituição das lâmpadas incandescentes para LED e 117 grupos focais veiculares e de pedestre.

 

Imagem 491O secretário de Transporte, Décio Rosolen Filho, afirmou que antes de aderir ao programa um diagnóstico foi realizado. “Fizemos um diagnóstico junto à CPFL sobre a situação atual dos semáforos, levantando a quantidade e também o investimento total necessário para sua implementação. Fico feliz de Americana ser a segunda cidade da área de concessão da CPFL a aderir ao projeto”.

 

O primeiro local a receber a troca foi o semáforo localizado na Avenida Antonio Pinto Duarte, entre as ruas São Vito e São Paulo, na entrada da cidade. “Iniciamos nesta semana o programa e, em média, em três meses todos os semáforos serão trocados por LED”.

 

Além da economia de energia, o semáforo com LED também proporciona a isenção de manutenção periódica, já que o módulo à LED tem durabilidade de 90 mil horas enquanto as lâmpadas têm estimativa de apenas quatro mil horas e também garante melhor visualização e segurança para os motoristas, já que não apresenta o refletor de alumínio, fator que proporciona efeito de que está aceso quando realmente não está, efeito causador de vários acidentes.

 

A economia de energia gerada para Americana será de 443 MWh/ano e uma economia mensal de R$ 9 mil reais.

 

Fotos: Flávio Oliveira/Prefeitura de Americana

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Leia também...