A Prefeitura de Americana criou um novo canal de comunicação com a população, que ficará responsável por acolher, processar e encaminhar demandas às secretarias competentes, bem como enviar as respostas aos solicitantes.
Por meio do decreto nº 13.445, de 21 de dezembro do ano passado, foi regulamentado o Sistema de Ouvidoria do Município. E, desde esta segunda-feira (15), o site oficial da Prefeitura disponibiliza o acesso à Ouvidoria, órgão integrante da Controladoria Geral do Município, vinculado ao Gabinete do Prefeito.
Na página inicial do site www.americana.sp.gov.br encontra-se o link “Ouvidoria”. Ao clicar nele, os usuários poderão optar por registrar uma reclamação, denúncia, elogio, sugestão e solicitação de serviços. Todas essas áreas remetem, automaticamente, para o sistema “Americana Inteligente – Atendimento Digital”, onde deverá ser feito o registro.
A Prefeitura ressalta que o primeiro passo para uma reclamação é acessar o link “Atendimento – SAC”. Caso o usuário não obtenha as respostas pertinentes, ele deve acionar a Ouvidoria e, durante o processo, informar o número do protocolo registrado pelo SAC.
“A Ouvidoria é um órgão de interlocução entre os usuários dos serviços públicos e a Administração Municipal. É a garantia de uma gestão participativa junto à população”, destaca o prefeito Chico Sardelli.
Outra novidade é a inclusão no site, na área de “Serviços Mais Acessados”, do link “Carta de Serviços”, onde o usuário poderá encontrar uma relação de todos os serviços online oferecidos pela Prefeitura, como pedidos de alvarás, registro de boletim de ocorrência junto à GAMA (Guarda Municipal de Americana), pedido de poda de árvore, pedido de reparo de asfalto, entre outros.
“O prazo de resposta para o usuário é de 20 dias, prorrogável por mais dez dias, contados a partir da data de recebimento da manifestação”, explica a ouvidora municipal, Luciana Severina dos Santos.
Além do site oficial, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@americana.sp.gov.br ou agendar, também pelo e-mail, o atendimento presencial.
Por Pedro Roberto da Silva (MTb 24.215)
Fotos: Marília Pierre
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Americana tem menor índice de analfabetismo da RMC entre população de 15 anos ou mais
PAT disponibiliza 209 vagas de emprego em Americana
Sebrae realiza apresentação do Empretec em Americana na próxima terça-feira