Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Região

Prefeitura de Americana cria Ouvidoria Municipal

Dennis Moraes 16 de janeiro de 2024 2 minutes read
53466829352_10c53464db_c

A Prefeitura de Americana criou um novo canal de comunicação com a população, que ficará responsável por acolher, processar e encaminhar demandas às secretarias competentes, bem como enviar as respostas aos solicitantes.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

Por meio do decreto nº 13.445, de 21 de dezembro do ano passado, foi regulamentado o Sistema de Ouvidoria do Município. E, desde esta segunda-feira (15), o site oficial da Prefeitura disponibiliza o acesso à Ouvidoria, órgão integrante da Controladoria Geral do Município, vinculado ao Gabinete do Prefeito.

 

Na página inicial do site www.americana.sp.gov.br encontra-se o link “Ouvidoria”. Ao clicar nele, os usuários poderão optar por registrar uma reclamação, denúncia, elogio, sugestão e solicitação de serviços. Todas essas áreas remetem, automaticamente, para o sistema “Americana Inteligente – Atendimento Digital”, onde deverá ser feito o registro.

 

A Prefeitura ressalta que o primeiro passo para uma reclamação é acessar o link “Atendimento – SAC”. Caso o usuário não obtenha as respostas pertinentes, ele deve acionar a Ouvidoria e, durante o processo, informar o número do protocolo registrado pelo SAC.

 

“A Ouvidoria é um órgão de interlocução entre os usuários dos serviços públicos e a Administração Municipal. É a garantia de uma gestão participativa junto à população”, destaca o prefeito Chico Sardelli.

 

Outra novidade é a inclusão no site, na área de “Serviços Mais Acessados”, do link “Carta de Serviços”, onde o usuário poderá encontrar uma relação de todos os serviços online oferecidos pela Prefeitura, como pedidos de alvarás, registro de boletim de ocorrência junto à GAMA (Guarda Municipal de Americana), pedido de poda de árvore, pedido de reparo de asfalto, entre outros.

 

“O prazo de resposta para o usuário é de 20 dias, prorrogável por mais dez dias, contados a partir da data de recebimento da manifestação”, explica a ouvidora municipal, Luciana Severina dos Santos.

 

Além do site oficial, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@americana.sp.gov.br ou agendar, também pelo e-mail, o atendimento presencial.

 

 

Por Pedro Roberto da Silva (MTb 24.215)

 

Fotos: Marília Pierre

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: Americana ouvidoria

Post navigation

Previous: Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Next: Obra do novo CAPS Infantil segue com a colocação de piso

Leia também:

Sebrae-palestra-curso
  • 24 Horas
  • Região

Sebrae-SP promove “Gigantes do Digital” em Piracicaba para impulsionar vendas pela internet

Dennis Moraes 5 de maio de 2026
598.jpg
  • 24 Horas
  • Região

1º Sarau Ameriafro promove encontro de arte, cultura e resistência em Americana

Dennis Moraes 4 de maio de 2026
Unidade Limeira/SP da Suzano Papel e Celulose.
  • Região

Suzano vende 12,7 milhões de toneladas de celulose pela primeira vez na história

Dennis Moraes 30 de abril de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente