Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Prefeitura de Americana comemora Dia da Árvore com plantio e exposição


A Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Americana, dando continuidade ao projeto “Comemorando e Preservando”, vai comemorar o “Dia da Árvore”, celebrado em 21 de setembro, com plantio e exposição da maquete Sustentabilidade, às 10 horas, na Praça Vinícius de Moraes, no bairro Antonio Zanaga.

 

Por meio da exposição Sustentabilidade, a população é conscientizada sobre a importância da preservação do meio ambiente, da coleta seletiva de materiais recicláveis e de óleo de cozinha usado, prevenção às queimadas e ao despejo irregular de resíduos em terrenos e vias públicas.

 

Desde dia 9 de setembro, a prefeitura de Americana está realizando ações educativas em escolas, entidades, comércios e residências na região do bairro Antonio Zanaga para a divulgação e mobilização da população, tendo em vista o mutirão de limpeza que se estenderá até 30 de setembro na região.

 

Na última sexta-feira (16/9), a equipe da Unidade de Educação Ambiental realizou uma ação educativa na Praça Vinícius de Moraes com a participação de 300 munícipes, que receberam orientações e visitaram a maquete Sustentabilidade, que aborda temas como, o consumo sustentável e uso racional da água. A equipe também realizou trabalho educativo com 700 alunos do CIEP Professora Oniva de Moura  Brizola e da Casa da Criança Curió.

 

Dia da Árvore

 

A data de 21 de setembro, Dia da Árvore, é um momento oportuno para a reflexão sobre a importância da conservação dos recursos naturais. Escolhida por estar próxima ao início da Primavera, a data visa proporcionar o debate sobre as consequências do desmatamento e da poluição, estimulando a mudança do comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente.

As árvores possuem papel essencial na produção de oxigênio. Por meio da fotossíntese, vegetais, algas e algumas bactérias são capazes de transformar a energia luminosa em química e fixar o carbono em compostos orgânicos. Durante esse processo, o oxigênio é liberado para o meio.

Além da fotossíntese, as árvores exercem diversos outros papéis ecológicos. As espécies arbóreas, por exemplo, evitam a erosão, melhoram a umidade relativa do ar, ajudam a diminuir a temperatura do ambiente e a manutenção do equilíbrio do ecossistema.

 

Unidade de Imprensa – Daniela Alves

Fotos: Divulgação PMA

Comentários

Dennis Moraes