7 de julho de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura anuncia novo Centro Cultural no Complexo Usina Santa Bárbara

Compartilhe essa notícia!

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste anunciou nesta quinta-feira (4) o projeto de restauro e requalificação intitulado “Usina de Memórias – ressignificando o passado”, que visa a transformação do Barracão 8 do “Complexo Usina Santa Bárbara” para a criação de um espaço cultural multiuso. A cerimônia contou com a presença de autoridades, de empresas investidoras e da imprensa no recém-entregue Teatro Municipal “Manoel Lyra”, localizado no Centro.

Com investimento de R$ 2,3 milhões, o financiamento da obra de requalificação do Barracão 8 do “Complexo Usina Santa Bárbara” terá a empresa Indústrias Romi como patrocinadora e as empresas Denso do Brasil, Supermercados Pague Menos, Texfyt e TRBR como apoiadoras. Já o projeto tem a gestão técnica do Instituto Restauro, por meio de Moacyr Corsi Junior e projeto arquitetônica da OCA Arquitetura e Design LTDA, assinado por André dos Santos Ribeiro.

O projeto “Usina de Memórias – ressignificando o passado” é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com gestão do Instituto Restauro.

Com 631,64 metros quadrados de área total, as obras terão início em setembro. O novo centro cultural contará com espaço multiuso para ensaios e apresentações, área social com a disposição de um café, camarins e vestiários, além de salas de administração. O projeto também prevê a imersão do público por meio de oficinas fotográficas que resultarão em uma exposição permanente no complexo.

Para o salão multiuso há a proposta da implantação de um espaço de atividades de dança, música e teatro, possibilitando áreas de convivência para o uso diário, assim como as apresentações ou espetáculos ocasionais. Através das reaberturas dos vãos originais, o salão terá luz natural. Também constam no projeto móveis modulares que poderão ser utilizados para estruturas de palco ou para teatro de arena e, ainda, em ambientes separados no salão ou juntos às paredes.

A requalificação foi aprovada pelo Codepasbo (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara d’Oeste) e prevê o restauro da fachada, reforma do telhado, requalificação de caixilhos e esquadrias, reestruturação do piso, reparo do sistema elétrico e hidrossanitário, além da instalação de sistema de ar condicionado e ventilação.

Na ocasião, o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, ressaltou que durante o processo de requalificação do Barracão 8 serão realizadas visitas guiadas para alunos da Rede Pública de Ensino. Intitulada “Memórias em traços”, terá 10 sessões, podendo atender cerca de 300 pessoas no total.
“Caminhar pelos enormes galpões que já serviram à produção de cana-de-açúcar e conhecer a profunda história que originou a Usina Santa Bárbara estimulará a imaginação dos visitantes. Também para incitar o universo criativo dos pequenos e jovens que participarão da ação faremos um concurso cultural de desenho. Realizaremos uma oficina fotográfica, exposição e oficina em vídeo para acompanhar todo o processo de restauro”, explicou o secretário.

Também estiveram presentes no anúncio o vice-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Felipe Sanches, os secretários Patrícia Marques (Chefe de Gabinete), Roberta Semmler Laudissi (Administração), Paula Mori (Fazenda), Cleber Canteiro (Meio Ambiente), André Cruz (Desenvolvimento Econômico), Marcus Pensuti (Saúde), Tânia Mara da Silva e Márcia Petrini Della Piazza (Justiça e Relações Institucionais), o diretor-superintendente do DAE, Laerson Andia Junior, os vereadores Juca Bortolucci, Kifu, Kátia Ferrari, Nilson Araújo, Celso Ávila e Valdemar Peixoto, membros do Instituto Restauro, Sérgio Camarda, Samuel Oliveira e Moacir Corsi Jr, e da OCA Arquitetura e Design, André dos Santos Ribeiro, além de representantes das empresas investidoras.

Oficina fotográfica – A oficina visa explorar os mais diversos cantos e detalhes do Complexo Usina Santa Bárbara. A luz que ultrapassa suas enormes janelas, o friso que direciona a lente para uma nova paisagem, as colunas que abraçam o pôr do sol ou as paredes de tijolos que formam um perfeito mosaico se transformarão em arte por meio da fotografia.

Serão pelo menos 16 aulas com 2 horas e meia de duração cada, para explorar as diferentes possibilidades de ângulos, formas, luzes e contornos. A ação terá 40 horas de duração, com emissão de certificado, passando por toda a introdução sobre formas e passo-a-passo da fotografia.

Exposição – A exploração fotográfica resultará numa exposição permanente que passará a integrar espaços do Complexo Usina Santa Bárbara. A singularidade das fotografias ressaltarão na paisagem rudimentar do patrimônio, possibilitando que visitantes identifiquem o olhar particular dos fotógrafos com aquele local. As fotos também comporão uma exposição virtual que identifique de forma mapeada os locais onde cada registro de imagem foi feito.

Oficina em vídeo – O intuito é desenvolver um acompanhamento do processo de restauro, registrando e explicando as regras específicas desse tipo de atividade, gerando um vídeo que ficará disponível no YouTube, a fim de disseminar o conhecimento sobre a prática e especificidade de restauro.
Complexo Usina Santa Bárbara

Localizado no Residencial Dona Margarida, o Complexo Usina Santa Bárbara é palco de importantes festivais, festas tradicionais e eventos turísticos. Santa Bárbara Rock Fest, Feira das Nações, Festival Raízes, FÉstival, Encontro de Veículos Antigos, Rock na Causa, Feijoada Dona Beleza e Festival Energia da Raízen são exemplos de grandes eventos que reúnem milhares de pessoas no local. Neste ano o local já recebeu, além de ações privadas, Espetáculo Via Crucis, Festival Raízes, Féstival, Festa da Negadinha da Usina Santa Bárbara. Ainda está programado Santa Bárbara Rock Fest, Encontro de Veículos Antigos, e Feira das Nações.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!