Prefeitura abre 1.041 novas vagas de creche em S.Bárbara


Novas creches, convênios e readequação de espaços geram um dos maiores números de vaga em toda a história.  Meta é abrir 1.600 novas vagas até o fim de 2016

 

O número de vagas em creche em Santa Bárbara d’Oeste teve um aumento significativo somente nos últimos dois anos e meio. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, abriu 1.041 novas vagas entre janeiro de 2013 e junho de 2015, um dos maiores em toda a história do município. Entretanto, os investimentos e intervenções necessárias para a ampliação do atendimento não param e a Prefeitura planeja encerrar o ano de 2016 com mais 320 novas vagas, totalizando 1.600 vagas em um período de quatro anos.

 

Diversas ações foram executadas para que o aumento fosse possível. Entre elas estão a construção de novas creches, como a Emei “Jovelina Dominga Mazucatto”, no Jardim Pérola e a Emei “Eufrásia Garcia de Souza”, no Nova Conquista. Além disso, a Administração Municipal realizou a reforma da Emei “Mainá”, no Conjunto Roberto Romano, e a reforma e ampliação da EMEI “Profª Telma Laudissi D’Ávilla”, no Laudissi, abrindo novas vagas para alunos de 0 a 3 anos. Outras medidas foram o programa Bolsa Creche – convênio entre Prefeitura e instituições particulares do município abrindo 277 novas vagas – e os convênios firmados com entidades.

 

Na análise do prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, este é o maior programa para oferta de vagas de creches em toda a história do município. De acordo com o chefe do Executivo, o resultado alcançado demonstra um amplo trabalho e planejamento adotado pela Administração Municipal no segmento. “Apenas em um período de dois anos e meio estamos oferecendo mais 1.041 vagas, um dos maiores números de toda a história de nossa cidade. Isso é resultado de um trabalho importante para suprir uma demanda muito solicitada enquanto eu caminhava ainda na época de campanha. Estamos superando esse desafio com muito trabalho”, disse.

 

Denis ressaltou ainda que os investimentos em obras, programas e adequações necessárias seguem intensificados. “Temos ainda uma porção de projetos. Algumas obras já estão em andamento, como no caso das novas creches do Santa Rosa 2, Mollon 4 e Dona Regina. Há também a ampliação da Emefei “Profª Iraídes Ferreira Lourenço”, no Jardim Pérola, unidade que gerará outras 104 novas vagas no segundo semestre deste ano”, afirmou. “Também aguardamos a liberação de recursos de outros convênios. São diversos investimentos que se somam as 1.041 vagas já criadas. No final deste primeiro período de quatro anos vamos trabalhar para abrir 1.600 novas vagas de creche, um número fantástico em um período tão curto”, finalizou o prefeito.
Creche 12 horas

 

Mais de duas mil crianças são beneficiadas com o horário estendido nas creches da rede municipal. Santa Bárbara d’Oeste foi a primeira cidade da região a operar no sistema “Creche 12 horas”. Os pais que necessitam podem deixar seus filhos nas unidades entre 6h30 e 18h30, facilitando para quem entra mais cedo ou sai um pouco mais tarde do trabalho.

 

 

Confira as novas creches e as unidades que passaram por reformas e adequações. Todas estas escolas atendem alunos da Educação Infantil:

 

Novas creches

Emei “Jovelina Dominga Mazucatto”, no Jardim Pérola (já entregue)

Emei “Eufrásia Garcia de Souza”, no Nova Conquista (já entregue)

Emefei “Zelinho”, no Conjunto dos Trabalhadores (já entregue. Educação Infantil de 4 e 5 anos)

Emei “Mainá”, no Conjunto Roberto Romano (após reforma, unidade passou a atender novos alunos de 0 a 3 anos)

Emefei “Profª Iraídes Ferreira Lourenço”, no Jardim Pérola (creche em operação no segundo semestre de 2015)

Creche do bairro Dona Regina (em construção)

Creche do bairro Mollon IV (em construção)

Creche do bairro Santa Rosa II (em construção)

 

Reformas, ampliações e adaptações

Emei “Profª Telma Laudissi D’Ávilla”, no Laudissi

Emei “Antonio Mollon”, no Mollon.

Emei “Olímpia Gelli Romi”, no Jardim Europa

Emei “Dona Maria Araújo”, na Cidade Nova

Emei “Zinho Saes”, no Vista Alegre

Emei “Maria de Lourdes Rodrigues”, no Cruzeiro do Sul

Emei “Vanderlei Matarazzo”, no Conjunto Ângelo Giubbina

Ciep “Leonel Brizola”, no Santa Rita (alunos de 4 e 5 anos)

Emei “Profª Eny Carvalho de Andrade”, no Jardim Europa (alunos de 4 e 5 anos)

Ciep “Prof. José Renato Pedroso”, no Parque do Lago (alunos de 4 e 5 anos)

Emefei “Maria Gouvea Valente – Dona Bininha”, no Conjunto Roberto Romano (alunos de 4 e 5 anos)

 

 

Foto: Marcel Carloni

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários

Notícias relacionadas