Movimento busca atuação independente do Itamaraty e já mira apoio do governador Tarcísio de Freitas
Nesta segunda-feira (14), o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), recebeu o apoio do prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), para a criação de uma comissão especial dentro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O objetivo do grupo é articular uma reação política à taxação anunciada pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, medida que pode impactar severamente a economia de diversas cidades do país.
A proposta é que a comissão atue de forma independente do Itamaraty, estabelecendo um canal direto com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), e articulando com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a criação de uma frente paralela de resistência à medida americana.
“Campinas e Sorocaba representam duas das Regiões Metropolitanas mais importantes do Estado de São Paulo e do país. Por isso, temos a responsabilidade de conduzir essa mobilização, evitando que comprometa-se a geração de empregos, o crescimento das cidades e a competitividade das exportações nacionais”, afirmou Manga.
Para Dário Saadi, o momento exige ação coordenada e estratégica por parte dos municípios. “Eu acho importante discutir o impacto que as cidades terão com essa tarifação e também discutir alternativas. Precisamos avaliar se haverá redução nas exportações e como isso vai impactar a economia de cada município”, destacou o prefeito de Campinas.
A movimentação dos prefeitos ocorre em meio à crescente preocupação com o impacto que as novas tarifas dos EUA podem ter sobre setores estratégicos da indústria e do agronegócio brasileiros. A comissão pretende reunir prefeitos de regiões exportadoras e pressionar por medidas políticas e diplomáticas urgentes.
A iniciativa, ainda embrionária, deve ganhar corpo nos próximos dias. Já nesta terça-feira (15), está prevista uma articulação direta com o Palácio dos Bandeirantes. A expectativa é que o governador Tarcísio de Freitas encampe o movimento e o amplie junto a outras lideranças políticas e empresariais do país.
A criação dessa comissão é também um sinal de insatisfação com a condução diplomática do tema por parte do governo federal. Prefeitos como Manga e Saadi defendem que os municípios, sobretudo os com grande peso nas exportações, não podem ser meros espectadores diante de uma crise econômica iminente.
VEJA TAMBÉM
6 curiosidades sobre o presídio de Tremembé
Fórmula E e Voz dos Oceanos renovam parceria para o E-Prix de São Paulo
Vereador Celso Ávila protesta contra a precariedade da Saúde Municipal em discurso na tribuna