28 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeito Leitinho participa de Mobilização Municipalista por mais recursos na Reforma Tributária

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

Com informações da CNM

 

Em sua viagem oficial a Brasília/DF em busca de recursos para investimentos em Nova Odessa, semana passada, o prefeito Cláudio Schooder participou também, na quarta-feira (16/08), da Mobilização Municipalista por melhorias na proposta da Reforma Tributária, promovida pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios).

 

Segundo a entidade, a Mobilização visa defender os interesses dos municípios brasileiros na Reforma Tributária, de forma que as cidades não percam recursos e repasses com relação ao volume atual das chamadas “transferências constitucionais” – as “fatias” das arrecadações de impostos dos governos Federal e Estadual às quais as prefeituras têm direito atualmente.

 

“Esse é um assunto de interesse de todos os prefeitos do Brasil, porque pode afetar a arrecadação de todas as prefeituras. Esse impacto nos repasses constitucionais pode ser positivo ou negativo para as cidades, muitas vezes dependendo apenas de uma vírgula, de um artigo – então toda atenção é pouca com esse tema”, justificou Leitinho.

 

A Mobilização Municipalista na sede da Confederação teve uma apresentação detalhada das emendas que foram apresentadas ao Senado. Lideranças municipalistas se reuniram com os presidentes da Câmara e do Senado para tratar da pauta prioritária dos Municípios. O projeto de Reforma Tributária, a PEC 45/2019, deveria começar a tramitar efetivamente no Senado após a apresentação do plano de trabalho.

 

Economista do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Sérgio Gobetti explicou aos participantes questões técnicas da proposta de reforma. Ele falou sobre a substituição do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) por um novo IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços). “Cerca de 96% dos Municípios no Brasil ganham com essa mudança do ISS e ICMS para o IBS”, garantiu. A CNM sugere, por exemplo, emendas com ajustes da divisão da receita do futuro IBS.

 

AGENDA

 

Também durante a viagem a Brasília, o prefeito de Nova Odessa teve uma série de reuniões em órgãos do Governo Federal e do Podes Legislativo. Na terça-feira (15/08), o prefeito esteve reunido com o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB/SP), e obteve do parlamentar o compromisso de destinação de uma emenda de R$ 500 mil para serviços de recapeamento de vias públicas na cidade.

 

Ainda na terça-feira, o prefeito teve mais três reuniões de trabalho muito importantes para a viabilização de recursos e programas federais para investimentos na cidade. A comitiva esteve reunida com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

 

Também se reuniram com o gerente de Assuntos Federativos da Presidência da República, Margonari Marcos, e Jaderson Braga, assessor da mesma pasta, para “diversos despachos de assuntos de interesse de Nova Odessa”.

 

Em seguida, Leitinho e seus assessores se reuniram com o diretor parlamentar da Vice-Presidência da República, Gustavo Guimarães – assessor direto do vice-presidente Geraldo Alckmin.

 

Na quarta-feira (16/08), Leitinho esteve com o deputado federal Cezinha de Madureira (PSD/SP), que se comprometeu a destinar recursos de suas emendas ao Orçamento da União para auxiliar a Prefeitura de Nova Odessa a equipes e/ou custear o funcionamento da nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal, em fase final de obras.

 

Por fim, Leitinho se encontrou com o ex-prefeito de Campinas e uma das mais importantes lideranças políticas e municipalistas do Estado de São Paulo, o deputado federal Jonas Donizetti (PSB/SP), com quem conversou longamente sobre assuntos de interesse das cidades e da RMC (Região Metropolitana de Campinas) em geral. “O Jonas é uma pessoa sempre disponível, dedicada e comprometida em ajudar a melhorar a vida das pessoas. Sua experiência é inspiradora”, finalizou Leitinho.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!