18 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeito Leitinho lança o ‘EmancipaNO’, novo Programa de Emancipação Social em Nova Odessa

Compartilhe essa notícia!

Beneficiários do CadÚnico terão cursos de capacitação e apoio do PLT para voltar ao mercado de trabalho mantendo o Bolsa Famílias por até 2 anos

 

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

Guiada sempre pelo ditado de que “ensinar a pescar” é sempre melhor do que apenas dar o peixe, garantindo a independência dos trabalhadores e suas famílias através da profissionalização, a Prefeitura de Nova Odessa anunciou a criação do Programa EmancipaNO (Emancipação Social em Nova Odessa). O programa prevê o oferecimento de cursos de capacitação profissional gratuita de adultos inseridos no CadÚnico e que são “arrimos” de famílias da cidade.

 

O novo Programa Municipal de Recapacitação Profissional e Busca Ativa por Vagas de Emprego para Adultos de Famílias do CadÚnico e Programas Sociais foi lançado nesta sexta-feira (14/07) pelo prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho).

 

Também estavam presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Rafael Brocchi, a presidente voluntária do Fundo Social de Solidariedade, Rose Miranda, e a diretora de Gestão Social e Cidadania da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Priscila Peterlevitz Leal – responsável pelo projeto.

 

Inicialmente, serão ofertados dois cursos, de “Cuidados de Idosos” e “Pedicure Manicure”, com 20 vagas cada. Ao longo do programa, novas turmas, de outros cursos, serão adicionadas ao calendário de capacitações. Posteriormente, serão buscadas vagas de emprego para os formados, através do PLT (Posto Local do Trabalho) da Prefeitura.

 

“Vamos promover essas capacitações para grupos de pais e mães de famílias atendidas pela Assistência Social, permitindo que estas pessoas entrem no mercado de trabalho devidamente capacitadas e preparadas tenham assim um aumento de renda familiar mensal”, explicou Leitinho.

 

“Esse programa segue o conceito de ‘rede de proteção’ dessas famílias. É importante ressaltar que essas pessoas podem se capacitar e trabalhar sem medo de perder o Bolsa Família, porque essa ‘rede de proteção’ permite que a família continue recebendo os benefícios, por exemplo”, acrescentou Priscila.

 

Mais informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve nos canais oficiais do Município (http://www.novaodessa.sp.gov.br/, https://www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa e https://www.instagram.com/prefeituradenovaodessa/). Os cursos devem acontecer já no início deste segundo semestre.

 

OUTRAS AÇÕES

 

A Prefeitura de Nova Odessa tem em andamento outras iniciativas de capacitação profissional e para o mercado de trabalho – com destaque para a nova Oficina Municipal de Costura e Fraldas que está em fase final de montagem em um novo prédio público construído e equipado especialmente para esta finalidade no Jardim Capuava.

 

O Fundo Social de Solidariedade também vem oferecendo diversos cursos de formação profissional gratuitos, como os de Cabeleireiro, Corte e Costura e Manicure/Pedicure, através da parceria com o Programa Escola da Beleza/Moda do Governo do Estado. E o próprio CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Município, no Jardim das Palmeiras, já promoveu cursos de Artesanato, Costura Criativa, Mesa Posta e Etiqueta e outros.

 

No segundo semestre de 2022, uma parceria entre Prefeitura, Sesi-SP (Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo) e empresas locais ofereceu o curso grátis “Alimente-se Bem” a dezenas de moradores de Nova Odessa, em uma Unidade Móvel instalada no estacionamento do Supermercado São Vicente da Avenida Ampelio Gazzetta.

 

E, neste segundo semestre de 2023, devem ter início os cursos gratuitos de Culinária na unidade local do Projeto Cozinhalimento, parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento que montou uma cozinha modelo em uma sala do prédio do recém-reformado CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Maria José Flauzino (antiga “Toca do Coelho”), no Jardim São Jorge.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!