28 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeito Leitinho empossa membros do novo Conselho de Proteção dos Animais de Nova Odessa

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

Na última quinta-feira (27/07) à noite, em uma cerimônia no auditório do Paço Municipal, o prefeito Cláudio José Schooder (o Leitinho) diplomou e deu posse aos 20 integrantes titulares e suplentes do novo Compano (Conselho Municipal de Proteção dos Animais) de Nova Odessa, para o biênio 2023-2025.

 

O órgão participativo, consultivo e deliberativo foi criado pela Lei Municipal nº 2.625, de 2012, é paritário, sendo composto por cinco integrantes da Sociedade Civil Organizada e cinco do Poder Público. Suas reuniões devem ocorrer mensalmente. As funções dos membros do Conselho são consideradas de Interesse Social e um “serviço público relevante”, não sendo remuneradas.

 

Cabe ao Compano, através de resoluções, propor as diretrizes da política municipal de proteção aos animais, proteger a vida animal de toda e qualquer forma de maus-tratos, fiscalizando o cumprimento da legislação em vigor e promover debates, palestras e divulgação de informações inerentes à proteção da vida animal, inclusive visando à melhoria dos serviços públicos voltados para atender as demandas apresentadas referente ao assunto.

 

Foram empossados pelo prefeito Leitinho (que é médico veterinário e das lideranças históricas da causa animal na cidade) os seguintes conselheiros: Os representantes da AAANO (Associação dos Amigos dos Animais de Nova Odessa) Carlos Eduardo Pinotti Junior (titular) e Joceli Maleniez (suplente); os representantes de clínicas veterinárias de nosso município Paula Fernanda Yones Granig Piconi e Luiz Fernando Piconi (titular e suplente), Vitor Flores e Luiz Carlos Forro Pereira (titular e suplente); e os representantes da OAB Fernanda Volpe e Ben-Hur Gomes (titular e suplente). Pelos protetores de animais independentes, foram empossados Larissa Pires Frias e Andrea Domingos Piolo Baptista (titular e suplente).

 

Já pelo Poder Público, foram empossados no Conselho Municipal de Proteção dos Animais, para o biênio 2023-2025: os representantes da Câmara Municipal Willian Santinato Gielfi e Keila de Cássia Coelho Rosa (titular e suplente); os representantes da Prefeitura Municipal Paula Faciulli e Daniela Helena Fávaro, Andrea O. Penachione Faralhe e Teresa Cristina Bauler Montesano Ferraz, Damares B. Pereira e Natália K. Araújo Lins (respectivamente, titular e suplente). E, pela Coden Ambiental, foram empossados Jaqueline Carraro Socci e Alexandre Martins Vieira.

 

“Estamos buscando fazer uma administração diferenciada em Nova Odessa, voltada para o ser humano, para o bem-estar do cidadão, e também para as questões ambientais, como a defesa dos animais. Esse Conselho tem um papel fundamental nesta área, vocês vão nos ajudar não apenas a identificar e proteger os animais em risco, mas também a criar novas ações e programas de prevenção ao abandono, por exemplo. Obrigado por aceitarem fazer parte dessa causa”, afirmou o prefeito Leitinho.

 

O prefeito lembrou ainda de duas outras importantes ações em andamento na cidade em prol dos animais. A primeira é o Programa Municipal de Castração e Microchipagem gratuitas que atendeu a cerca de 1.900 animais domésticos de famílias carentes e de cuidadores voluntários em 2022, com mais 800 vagas abertas agora em 2023.

 

A segunda é a construção do Departamento de Bem-Estar Animal de Nova Odessa, que teve sua obra civil viabilizada pela Prefeitura junto à iniciativa privada. O prédio fica em um terreno municipal na Avenida Brasil, no Parque Fabrício. Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, a unidade vai ter 385 metros quadrados de área construída, em um investimento estimado em cerca de R$ 1,2 milhão.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!