8 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeito Leitinho, de Nova Odessa, participa de reunião sobre projetos prioritários da RMC

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

Com informações da Prefeitura de Campinas/SP

 

O prefeito de Nova Odessa Cláudio José Schooder (o Leitinho) participou na manhã desta sexta-feira (16/06) da reunião técnica sobre Planejamento, Habitação e Meio Ambiente promovida pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), com foco nos projetos estratégicos da região. Na pauta, temas como a evolução da construção do futuro PDUH (Plano Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitacional) 2040 da RMC.

 

O encontro aconteceu na CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) do Jardim Chapadão, e contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Cardinale Branco, do subsecretário José Police Neto e do presidente do Conselho, o prefeito de Jaguariúna Gustavo Reis.

 

Além do prefeito novaodessense, estavam presentes as secretárias municipais de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Miriam Lara Netto, e de Meio Ambiente, Aryhane Massita, além do diretor municipal de Habitação, Diego Feitoza, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Vanderlei Wilians Vanag.

 

Entre outros pleitos, os representantes de Nova Odessa apontaram para o secretário Marcelo Cardinale Branco a necessidade de viabilização de uma ligação do sistema viário municipal com a Rodovia dos Bandeirantes, através de uma ligação não-pavimentada existente hoje – uma estrada vicinal para a área rural de Sumaré, que passa sob a rodovia. A cidade também pediu a liberação de novos projetos habitacionais via CDHU (Companhia Estadual de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

 

MACULOSA

 

Durante o encontro, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, propôs a criação de um comitê técnico com as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas para enfrentamento da febre maculosa. A proposta de criação do comitê foi aceita por todos os prefeitos da RMC, que contará com a participação, também, da Secretaria de Saúde do Estado.

 

Saadi, que é médico, destacou a importância de trabalhar em conjunto com as 20 cidades porque a região toda é endêmica, ou seja, tem a presença da bactéria Rickettsia, causadora da febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela, há mais de 20 anos. Nova Odessa segue sem casos suspeitos ou confirmados de febre maculosa em 2023.

 

“É fundamental que as ações de enfrentamento à febre maculosa sejam articuladas além dos limites do município, que seja de maneira conjunta. Somos uma região com cerca de 3 milhões de habitantes e é importante a união neste momento de enfrentamento a uma doença tão complexa quanto a febre maculosa”, ressaltou o prefeito campineiro.

 

Entre as ações, a serem executadas em conjunto entre as cidades, estão a capacitação de médicos e profissionais da saúde, para reconhecimento precoce da doença e o tratamento adequado para os casos suspeitos de febre maculosa, e a comunicação para alertar de risco de febre maculosa em locais em que já existiu a transmissão.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!