20 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeito Leitinho de Nova Odessa defende extensão do Trem Intercidades de Passageiros para noroeste

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

Com informações da Prefeitura de Campinas/SP

 

Prefeitos das cidades a noroeste da RMC (Região Metropolitana de Campinas) – entre eles Cláudio Schooder (o Leitinho), de Nova Odessa, e Chico Sardelli, de Americana – defenderam nesta segunda-feira (21/08) a extensão do trajeto previsto para o TIC (Trem Intercidades Paulista), que a princípio vai ligar São Paulo a Campinas.

 

Assim, o transporte ferroviário de passageiros poderia ser um vetor de desenvolvimento para mais cidades, como Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Americana e até mesmo Limeira. O tema foi debatido na presença do secretário de Estado das Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

 

O tema fio debatido durante a reunião mensal dos prefeitos e representantes das 20 cidades da metrópole e do Governo do Estado, que compõem o Conselho de Desenvolvimento da RMC. O encontro ocorreu no hotel The Royal Palm Plaza em Campinas e teve ainda, na pauta, o “Infratech Mobilidade”, do Instituto Cidades Inteligentes, sobre Gestão Pública Inteligente nesta área.

 

O secretário Benini apresentou detalhes do planejamento e aspectos técnicos para a implantação do TIC e os benefícios para as cidades, para as pessoas e a economia. Segundo Benini, o leilão para definir quem executará as obras do TIC está previsto para 28 de novembro deste ano. O investimento será de cerca de R$ 12,8 bilhões no trecho São Paulo-Campinas.

 

A 3ª edição do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal também investirá no TIC, segundo ele. “Conseguimos qualificar o projeto para o PAC e já temos consórcios interessados. A tarifa máxima da passagem está prevista para R$ 64,00”, disse o secretário.

 

“Não podemos abrir mão do Trem Intercidades até Nova Odessa e além. Assim como as cidades a sudeste da RMC e a própria Campinas serão muito beneficiadas com a retomada do transporte de passageiros por trem até a capital, o restante da nossa região, que já conta com os trilhos da Rumo (para transporte apenas de cargas), também precisa ser contemplado. Temos certeza de que o secretário e o governador Tarcísio de Freitas vão olhar esse pedido com carinho”, afirmou o prefeito Leitinho logo pós a reunião dos prefeitos e representantes do Governo.

 

“O Trem Intercidades é fundamental para a Região Metropolitana de Campinas. Quero reforçar a importância deste modal ferroviário para passageiros porque será uma opção de transporte até São Paulo, além do sistema rodoviário da Anhanguera e Bandeirantes, e vai trazer mais investimento e desenvolvimento para a região”, considerou o prefeito campineiro Dário Saadi.

 

A princípio, o TIC percorrerá os 101 km de São Paulo a Campinas em 1 hora e 4 minutos, atendendo Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, com saídas em intervalos de 15 minutos nos horários de pico. A rota que inclui Campinas passará pela área de 200 mil metros quadrados do Pátio Ferroviário, abrangendo o Centro e a Vila Industrial.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!