Prefeito Denis Andia visita Horto de Plantas Medicinais da Emefei Maria Augusta

“Muito mais do que a gente semeia na terra é o que a gente semeia em cada uma das crianças, um apreço, um amor pelo meio ambiente, pelas coisas da natureza e funcionalidade que ela traz para nossa vida, e é o que eles levam para sua casa, para seus pais, para suas vidas. Estamos formando uma geração inovadora, muito mais consciente, mais ligada e imbuída de amor à terra e ao próximo”, disse o prefeito Denis Andia, durante visita nesta quarta-feira (21) ao projeto premiado “Escolas de Plantas Medicinais”, da Emefei (Escola Municipal do Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Profª Maria Augusta C. Camargo Bilia”, do Parque Planalto.

As crianças apresentaram ao prefeito diversas plantas que eles mesmos semearam e cuidaram no Horto de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares “Drª Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães”. Elas explicaram a funcionalidade de cada um delas e depois colheram a pimenta biquinho. Já no pátio, aprenderam como fazer a geléia de pimenta e a degustaram com bolacha. No final, o prefeito e as crianças semearam a planta que aprenderam no dia, nomeando e iniciando novamente o ciclo da natureza.

A secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, disse que a possibilidade do prefeito vivenciar o projeto foi muito importante. “Ele pode ver de perto o conhecimento que as crianças estão adquirindo, o quanto está presente o desenvolvimento da leitura, escrita, história, geografia, ciências e o quanto estão desenvolvendo o comportamento de pesquisadores. Nós queríamos que o prefeito, que possibilitou que este projeto acontecesse, tivesse a oportunidade de se alegrar com a gente e ver como o trabalho é integrado, envolve todos os profissionais da escola e os pais, a comunidade, transformando vidas e ajudando a construir o futuro do nosso país”, declarou a secretária. “Estávamos ansiosos para mostrar o que estamos fazendo. É um prazer enorme recebê-lo”, concluiu a diretora da unidade, Sandra Uetuki Nicoleti.

Prêmio Mundial

O projeto “Escola de Plantas Medicinais” recebeu, em março deste ano, o “Prêmio Inovação” da Fundação Antenna, órgão internacional da Suíça, conquistando o primeiro lugar entre 18 países inscritos.

A Emefei Maria Augusta recebeu US$ 3 mil como premiação para ampliar as possibilidades do espaço com a implantação de um miniviveiro com estufa, sistema de compostagem e sistema de coleta de água de chuva para utilizar na germinação e produção de mudas, irrigação das plantas e limpeza da escola.

Comentários

Notícias relacionadas