fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Prefeito Denis Andia participa do lançamento do programa Saúde na Escola

SAÚDE NA ESCOLA (1)O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, participou nesta quinta-feira (10) do lançamento do Programa Saúde na Escola, iniciativa realizada no município pela Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Saúde, que reúne políticas voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública visando à prevenção da saúde e o desenvolvimento da cidadania. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Secretaria de Educação e contou com a presença de autoridades do município, do Estado de São Paulo e de servidores públicos.

 

Foram apresentados ao público presente informações do programa de acordo com as diretrizes do Governo Federal, da estruturação desta ação dentro do município, dos projetos que serão realizados e suas respectivas equipes responsáveis. Para Denis Andia, os conceitos abordados no Saúde na Escola vão ao encontro do planejamento adotado pela Administração Municipal em proporcionar à população oportunidades de prevenção à saúde. “Queremos que todos possam ser saudáveis. A rede municipal não deve ser procurada apenas para a cura. Esse é o nosso maior desejo”, comentou. “A prevenção tem quer estar em primeiro plano. Temos vários desafios na saúde e queremos que este setor avance com uma política adequada”, analisou o prefeito.

 

Segundo a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, a implantação do Saúde na Escola em Santa Bárbara d’Oeste é a concretização de um sonho. “Conseguimos realizar mais um sonho. A Saúde agora é a nossa parceira de verdade. Com essa parceria temos a possibilidade de oferecer uma contrapartida e sabemos qual a divisão clara de papeis”, disse. “Que esse programa tenha continuidade e renda bons frutos. Preocupo-me diariamente com as nossas crianças e jovens. É muito gratificante saber que mais de 14 mil alunos e suas respectivas famílias serão beneficiados”, acrescentou o secretário de Saúde, Laerte Zucolo.

 

Instituído em 2007 pelo Governo Federal, por decreto presidencial, o Programa Saúde na Escola dispõe de uma política intersetorial do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No município as ações serão concentradas nas escolas vinculadas à rede municipal e nos 12 postos médicos (Unidades Básicas de Saúde) existentes. Entre os conceitos trabalhados estão a saúde bucal, programas de diagnóstico e acompanhamento da visão, exames físicos e clínicos, entre outros.

 

Acompanharam também o lançamento do programa os secretários de Controle Geral, José Eduardo Rodella, de Fazenda, Raquel Campagnol, o articulador de humanização da Diretoria Regional de Saúde de Campinas e mestre em Saúde Pública, Valter Luiz Stanise, além do vereador Antonio Carlos Ribeiro – Carlão Motorista.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe uma resposta