Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Prefeito Denis Andia fala sobre os 199 anos de Santa Bárbara d´Oeste e divulga programação rumo ao bicentenário

Foto: Dennis Moraes / SB24horas

Em coletiva de imprensa realizada hoje (04) pela manhã na Usina Santa Bárbara, palco de onde está sendo realizada a Revirada Cultural, o Prefeito Municipal Denis Andia, iniciou a contagem regressiva rumo ao bicentenário do município.

A prefeitura preparou uma programação especial, que inclui ações culturais, musicais, obras, eventos, fóruns e o resgate da história da cidade. Um calendário aberto, que terá ainda a inclusão de novas ações e que contará com a ampla participação da sociedade barbarense.

 

O prefeito Denis Andia ressaltou que Santa Bárbara d’Oeste se aperfeiçoa todos os dias. “Santa Bárbara merece todas essas ações. A cidade vai chegando aos seus 200 anos no melhor momento da sua história, de uma maneira muito organizada. Trabalhamos todos os dias para que o Município se desenvolva e cresça com qualidade”, disse o prefeito. “De agora e após o bicentenário vamos oferecer obras, programas e projetos que vão fazer a diferença no dia a dia das pessoas e, sobretudo deixar legados para as gerações que estão por vir”, frisou Denis Andia.

 

– NATAL DAS ÁRVORES

Primeira ação em comemoração aos 200 anos. O Natal das Árvores exalta os sentimentos da Paz, Amor e Solidariedade, iluminando grandes árvores localizadas em diversos pontos da cidade e a Praça Central “Coronel Luiz Alves”. Além de iluminadas, cada árvore receberá uma apresentação do Auto de Natal, promovido pelo Coral Municipal.

 

– CRONÔMETRO REGRESSIVO PARA O ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Para celebrar 200 dias antes do dia 4 de dezembro de 2018 – aniversário da cidade, será instalado no “Marco Zero” do Município, a Praça Central Coronel Luiz Alves, em frente a Igreja Matriz, um cronômetro regressivo de grande proporção.

 

– ANIVERSÁRIO DE 30 ANOS DO MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Para celebrar os 30 anos do Museu da Imigração, será preparada uma exposição comemorativa e inaugurada as obras de acessibilidade. Deve haver a comercialização de alimentos e bebidas por foodtrucks, com o objetivo de atrair visitantes ao espaço.

 

– OBRA DE ACESSIBILIDADE DO MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Construção de rampa, instalação de piso tátil, construção de banheiro adaptado, alteração na largura das portas e instalação de elevador panorâmico para cadeirantes.

 

– EXPOSIÇÃO ITINERANTE – S.BÁRBARA 200 ANOS

Para celebrar os 200 anos de S.Bárbara, será desenvolvida uma exposição itinerante que permeará a história do município – da fundação aos dias atuais. A exposição contará com documentos, objetos, quadros, roupas e utensílios históricos armazenados na “reserva técnica” do Museu da Imigração.

 

– CONSTRUÇÃO DA NOVA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Diferente, moderna e sustentável.

 

– RESTAURO DO PRÉDIO DA BIBLIOTECA CENTRAL

Recuperação de um dos primeiros prédios históricos da cidade que será transformado em um ponto cultural e turístico.

 

– PROGRAMA DE REARBORIZAÇÃO URBANA

Plantio de 2.000 mudas de árvores de diversas espécies.

 

– PROGRAMA DE INCENTIVO AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO – FACHADAS E ARQUITETURA DO SÉCULO XIX

A região central de S.Bárbara esconde uma rica história arquitetônica, traços característicos do século XIX e início do século XX. Fachadas ornamentadas, marcadas por brasões e colunas torcidas expõem a arquitetura da fundação do município. O programa de incentivo ao patrimônio histórico resgatará as fachadas do movimento Neocolonial, preservando a história arquitetônica do município.

 

– PROGRAMA DE TOMBAMENTO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL

Como ação de preservação e reconhecimento, serão tombados como patrimônio imaterial “símbolos”, movimentos culturais, religiosos e gastronômicos de grande relevância para o município, de acordo com importância histórica, tempo de atuação e reconhecimento popular. As indicações poderão partir da sociedade civil ou da administração pública, direcionadas ao CODEPASBO.

 

– TOTEM / QR CODE DOS PONTOS PÚBLICOS E TURÍSTICOS DO MUNICÍPIO

Como uma fonte de informação rápida e de fácil acesso, os pontos públicos, sejam eles culturais, turísticos ou esportivos, receberão um totem informativo que contará a história do prédio, fotos da sua fundação, o significado do nome e o contato. Para acessar a informação o usuário deverá ler o QR Code presente na placa. O leitor será direcionado ao portal oficial do município e lá terá acesso ao banco de dados dos pontos públicos da cidade.

 

– LIVRO S.BÁRBARA 200 ANOS

Realizado em parceria com a Fundação Romi, o livro S.Bárbara 200 anos contará a história do município, da fundação aos dias atuais, por meio de fotos, documentos e relatos históricos. O livro será financiado por meio da Lei Rouanet, editado pela Fundação Romi e escrito por José Pedro Soares Martins.

 

– MUSICAL S.BÁRBARA 200 ANOS

O Musical S.Bárbara 200 anos contará a história da cidade por meio de composições inéditas. Para participar serão selecionados atores (as), cantores (as), músicos e compositores barbarenses, como incentivo ao artista local. Os ensaios e as apresentações acontecerão no Teatro Municipal Manoel Lyra.

 

– JOGOS REGIONAIS

Evento realizado pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo. Os melhores atletas da região estarão em nosso Município.

 

– JOGOS MUNICIPAIS

Encerradas as competições dos Jogos Regionais, culminando com o retorno do ano letivo, serão realizadas as competições dos Jogos Municipais, em comemoração aos 200 anos. Integrarão os jogos os alunos da Rede Municipal, Estadual e Particular de ensino.

 

– MEMORIAL DOS ATLETAS

No decorrer da história, diversos atletas, conhecidos e desconhecidos, das mais variadas vertentes esportivas, contribuíram com o desenvolvimento do esporte na cidade. Em homenagem aos símbolos do esporte será criado o memorial dos atletas.

 

– RECONHECIMENTO DO PODER EXECUTIVO À PESSOAS IMPORTANTES QUE SOMARAM NA CONSTRUÇÃO DA CIDADE

Trazer para próximo as pessoas importantes, que de uma forma ou outra contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

 

– FÓRUM DE PARTICIPAÇÃO POPULAR – S.BÁRBARA 200 ANOS

Com o objetivo de dar oportunidade e ouvir a sociedade civil, como também instituições privadas e do terceiro setor, cria-se o “Fórum de Participação Popular”. Fica estabelecido que serão 2 (dois) dias de evento, com temas pré-definidos: Patrimônio Histórico Material e Imaterial, Planejamento Urbano, Meio Ambiente e S.Bárbara do futuro.

 

– PESQUISA DOS NOMES DAS RUAS DE S.BÁRBARA!

Incentivar as crianças da rede municipal de ensino a estudar e conhecer a história das pessoas que emprestam seu nome as ruas no entorno das escolas.

 

– CÁPSULA DO TEMPO

O objetivo da Administração Municipal é preparar S.Bárbara para os próximos 50 anos. E como nosso Município estará em 4 de dezembro de 2068? A cápsula do tempo resgatará a história da nossa cidade, com dados e informações armazenados no bicentenário.

 

– SELO S.BÁRBARA 200 ANOS PARA NASCIDOS ENTRE 4 DE DEZEMBRO DE 2018 E 3 DE DEZEMBRO DE 2019

Os barbarenses que vão construir a história da nossa cidade terão em suas certidões de nascimento o selo S.Bárbara 200 anos.

 

 

 

Comentários